CONHECIMENTO DAS PRÁTICAS DE GRUPOS DO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA (NASF-AB) NUMA PERSPECTIVA TERRITORIAL
Palabras clave:
Práticas de Grupo, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, Estratégia Saúde da FamíliaResumen
Este ensaio objetivou identificar o conhecimento dos usuários sobre as práticas de grupos ofertadas no território do NASF-AB. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa realizado em um município no leste de Minas Gerais. Selecionaram-se vinte e sete indivíduos por meio de amostra intencional, por conveniência e saturação dos discursos. Os dados foram coletados com base num roteiro semi-estruturado e analisados segundo a técnica “Análise de Conteúdo” de Bardin, com aprovação do Comitê de Ética da Universidade Vale do Rio Doce. Com os resultados observou-se a precariedade no conhecimento dos usuários sobre o significado da sigla NASF-AB e a identificação dos responsáveis pelas atividades realizadas por esta equipe. No entanto, isso não impediu a participação destes indivíduos nas práticas de grupos e consequente melhoria em sua qualidade de vida. Concluiu-se que, a maioria dos usuários demonstrou pouco conhecimento sobre o que é o NASF-AB e os tipos de atividades desenvolvidas pela equipe. Uma proposta de educação em saúde poderá ser uma estratégia eficaz e indispensável para transformar/ construir o conhecimento dos usuários e profissionais quanto as práticas de grupos realizadas no território do NASF-AB.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.