CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL DE ADOLESCENTES INTERNADOS EM UMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA
Palavras-chave:
Adolescente institucionalizado, Privação de liberdade, Saúde bucalResumo
Esta pesquisa teve por objetivo identificar a condição de saúde bucal de adolescentes internados em uma Unidade Socioeducativa. Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 46 adolescentes do sexo masculino, na faixa etária de 14 a 18 anos, em cumprimento de medida sócio educativa há pelo menos seis meses. Para a coleta dos dados foram aplicados o Inventário Sócio demográfico para caracterização da amostra e um Exame da Cavidade Bucal. Para análise dos dados foi utilizado o software R. Os resultados indicaram que os adolescentes têm média de idade de 17,1 anos (dp=0,8) e 32,5% possuíam nove anos de estudo. Os indicadores de saúde e utilização dos serviços demonstraram que 67,4% dos adolescentes realizaram no mínimo uma consulta nos últimos seis meses; 86,0% relataram não possuírem nenhuma doença sistêmica diagnosticada e 58,1% utilizaram de um a três medicamentos diariamente. Em relação a condição de saúde bucal observou-se que o valor médio encontrado para o CPO-D foi de 1,5. Na maioria dos adolescentes (69,5%) a condição da mucosa bucal foi considerada normal e com ausência de biofilme. O hábito de higiene bucal mais utilizado foi a pasta dental (71,2%). Pode-se concluir que os adolescentes dessa pesquisa formam um grupo de indivíduos com pouca escolaridade, a maioria relatou não possui nenhuma doença diagnosticada, no entanto utilizam diariamente medicamentos. A situação de saúde bucal foi considerada satisfatória, utilizam a pasta dental na higiene bucal, há ausência de biofilme e a mucosa bucal não apresentou alteração da normalidade.
Como citar
RODRIGUES, S. M. et al. Condição de saúde bucal de adolescentes internados em uma unidade socioeducativa. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 1, ed. 30, p. 55-73, jan./jun. 2023.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.