Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1 DIRETRIZES PARA AUTORES

Antes de submeterem seus artigos a Revista Científica FACS, os autores devem ler atentamente as instruções a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão publicadas.

1.1 Instruções gerais

a) Processo de submissão: os artigos devem ser submetidos via e-mail do periódico (revistafacs@univale.br), sendo que, outras formas de submissão não serão aceitas.

b) A Revista Científica FACS aceita:

  • Artigos Originais.
  • Artigos de Revisão.
  • Relatos de Experiência.
  • Relatos de casos.

c) O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word.

Utilizar o template para submissão (acesse aqui)*

*Para utilização do template online é necessário que faça download do arquivo.
Para isso deve seguir os seguintes passos: ARQUIVO > FAZER DOWNLOAD > MICROSOFT WORD (.DOCX).

d) Para as submissões recomenda-se que, pelo menos, um autor possua título mínimo de doutor.

2 INSTRUÇÕES DE FORMATAÇÃO

Utilizar no corpo do texto fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre as linhas, padronizados para todo o artigo.

  • Exceção: as citações com mais de 3 (três) linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho 10.

O número de páginas está limitado ao máximo de 15, incluindo os elementos pré-textuais e pós-textuais.

As notas (somente as explicativas) serão numeradas em ordem crescente dentro do texto, colocadas no rodapé da página e deverão ser sucintas.

Para citações no texto deve ser utilizado o sistema autor-data (ABNT NBR 10520):

  • Em casos de citação direta com menos de três linhas estas serão integradas no parágrafo, entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação dentro da citação;

EXEMPLO 1: Barbour (1971, p. 35) descreve: “o estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]”.

EXEMPLO 2: “A representação autobiográfca da infância oscila entre a idade do ouro e o inferno” (Larreta; Giucci, 2007, p. 17).

  • Já aquelas com mais três linhas irão possuir um recuo de parágrafo com 4 cm da margem esquerda, sem aspas, espaçamento simples e fonte tamanho 10.
  • Em casos de citação indireta é obrigatório a  indicação da fonte. 
  • A referência deve conter os seguintes elementos: sobrenome do(s) autor(es) citado(s) no texto, ano de publicação e número de página(s), separado por vírgula e entre parênteses.

EXEMPLO 1: Identifcaram-se diversos estudos que tratavam do comportamento informacional dos usuários de bibliotecas universitárias (Gonçalves, 2019). 

EXEMPLO 2: Conforme a classifcação proposta por Authier-Reiriz (1982), a ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada. 

EXEMPLO 3: Os autores Antunes (2016), Bezerra (2019) e Silva (2017) abordam a temática da área da Psicologia da Administração.

Sigla: quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo. Exemplo: Universidade Vale do Rio Doce (Univale).

Ilustrações: deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Além disso, deve ser precedida de sua palavra designativa (fotografia, gráfico, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. Após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias.

EXEMPLO:

Quadro 01 - Estatística de egressos da Univale (2022)
[QUADRO]
Fonte: Elaborado pelo autor (2022).

  • Observação: no uso de imagens extraídas de outras fontes, o autor deve anexar autorização para publicação.

Tabelas: são utilizadas para indicar dados numéricos e não possuem linhas verticais. Para mais informações consultar os critérios estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

EXEMPLO:

Tabela 01 - Dados do Censo demográfico do Brasil de 2022
[TABELA]
Fonte: Adaptada pela autora de IBGE (2022).

2.1 Estrutura do texto

A estrutura do artigo é composta por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

2.1.1 Elementos pré-textuais:

Título e subtítulo (se houver): deve ser curto, claro e conciso, figurar na página de abertura do artigo e separado do subtítulo por dois-pontos (:).

Título e subtítulo em outro idioma (inglês): incluir o título em inglês, logo abaixo do título no idioma do texto.

Autor: o nome do(a) autor(a) deve ser inserido de forma direta, para mais de um autor os nomes devem ser registrados em linhas distintas, sendo que deve ser inserido em rodapé um breve currículo com: titulação, vinculação institucional e e-mail.

Todo artigo deve apresentar dois resumos: um em português e outro em inglês.

EXEMPLO:

Maria Adelaide Souza*
Ana Clara Vieira Lima**

___________
*Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora do curso de Medicina da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), e-mail: maria.souza@univale.br.
** Graduanda do curso de Medicina da Univale, e-mail: ana.lima@univale.br.

Todo artigo deve apresentar dois resumos: um em português e outro em inglês.

  • Resumo e Abstract: deve ter a extensão de 100 a 250 palavras, escrito em apenas um parágrafo.

Palavras-chave e Keywords: de três a cinco, devendo ser inseridas logo abaixo de seus respectivos resumos (Português e Inglês), e, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.

1.2 Elementos textuais:

Introdução: Expõe o tema do artigo, mostra sua importância, relaciona-se com a literatura consultada, apresenta o objetivo e a finalidade do trabalho (no final, verbo no presente). Trata-se do elemento explicativo do autor para o leitor.

Revisão da Literatura: Revisão bibliográfica de trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema.

Material e Métodos: Descrição dos métodos, materiais, técnicas e equipamentos utilizados. Deve permitir a repetição do experimento ou estudo com a mesma exatidão por outros pesquisadores (somente pesquisa experimental ou de campo).

Resultados: Apresentação dos dados encontrados na parte experimental. Podem ser ilustrados com quadros, tabelas, fotografias, entre outros recursos (somente pesquisa experimental ou de campo).

Discussão: Restringe-se aos resultados do trabalho e ao confronto com dados encontrados na literatura (pesquisa experimental ou de campo). Em pesquisa bibliográfica (revisão da literatura) confrontar achados, conceitos dos autores pesquisados. Discutir somente autores citados anteriormente no artigo. Nos trabalhos de ordem prática, se facilitar o entendimento e estiver de acordo com o orientador, os resultados podem ser apresentados junto com a discussão.

Conclusão: Destaca os resultados obtidos na pesquisa ou estudo (pesquisa experimental ou de campo) ou considerações dos autores sobre o tema estudado (pesquisa bibliográfica). Deve responder às questões da pesquisa correspondentes aos objetivos e hipóteses. Deve ser breve, podendo incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área. Devem ser dispostas em itens, verticalmente.

2.1.3 Elementos pós-textuais

Referências: seguir a ABNT NBR 6023. 

a) Livros:

SIQUEIRA, Sueli. O trabalho e a pesquisa científica na construção do conhecimento. Governador Valadares: Univale Editora, 1999.

Como citar no texto? (Siqueira, 1999) ou Siqueira (1999).

b) Capítulo de Livros:

REIS, Rogério Costa dos. Os Botocudos no Vale do Rio Doce: o estado da violência e a luta pela terra. In: VILARINO, Maria Terezinha Bretas; GENOVEZ, Patrícia Falco (org.). Caminhos da luta pela terra no Vale do Rio Doce: conflitos e estratégias. Governador Valadares: Univale Editora, 2019. p. 45-67.

Como citar no texto? (Reis, 2019) ou Reis (2019).

c)  Artigo de Periódico:

LAET, Bianca Caldeira Pereira da Cruz et al. Uso de metilfenidato por estudantes universitários: uma revisão de literatura. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 29, n.2, ed. 29, p. 30-39, jul./dez. 2022. Disponível em:  https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/332/283. Acesso em: 20 mar. 2023.

Como citar no texto? (Laet et al. 2022) ou Laet et al. (2022).

d) Monografia, dissertação ou tese:

FREITAS, Luiza Souza. A gente aprende a viver no coletivo: relação com o saber estabelecido por jovens assentados da região de Governador Valadares que acessam o ensino superior na condição de migrantes. 2021. Dissertação (Mestrado) - Universidade Vale do Rio Doce, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território, Governador Valadares, 2021. Disponível em: http://www.pergamum.univale.br:8080/pergamumweb/vinculos/000002/00000263.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

Como citar no texto? (Freitas , 2021) ou Freitas (2021).

e) Trabalho em eventos científicos:

SANTOS, Gabriel Onorato da Silva et al. Considerações sobre enchentes e inundações em Governador Valadares. In: JORNADA ACADÊMICA DAS ENGENHARIAS, 2., 2021, Governador Valadares. Anais [...]. Governador Valadares: Univale, 2021. p.01. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/jae/article/view/86/79. Acesso em: 20 mar. 2023.

Como citar no texto? (Santos et al. 2021) ou Santos et al. (2021).

f) Legislação:

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

Como citar no texto? (Brasil, 2002) ou Brasil (2002).

 

Agradecimentos: inserir os agradecimentos e indicação de auxílios recebidos para fomento da pesquisa.

 

Normas Regulamentadoras:
NBR 6022 - Artigo em publicação periódica científica impressa;
NBR 6023 - Referências;
NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento;
NBR 6028 - Resumos;
NBR 10520 - Citações em documentos;
IBGE. Normas de apresentação tabular.

3 CONFLITO DE INTERESSES

Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

4 POLÍTICA DE PLÁGIO, AUTOPLÁGIO E SIMILARIDADES

Todos os manuscritos recebidos passam por um software de detecção de plágio antes de serem encaminhados para avaliação. Caso sejam detectadas similaridades, plágio ou autoplágio, o texto será imediatamente recusado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.