PRÁTICAS EDUCATIVAS NO TRATAMENTO NÃO MEDICAMENTOSO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.70159/rcfacs.v24i1.690Palavras-chave:
Hipertensão arterial, Educação em saúde, Métodos de ensinoResumo
Este estudo teve como objetivo identificar as práticas de educação em saúde desenvolvidas com indivíduos hipertensos, buscando conhecer a eficácia dessas intervenções na promoção do autocuidado, melhoria do conhecimento sobre hipertensão e adoção de hábitos saudáveis. O método utilizado foi a revisão sistemática de artigos publicados nas bases de dados SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde - BVS e Pubmed, no período de 2013 a 2023. Encontrou-se 9.790 artigos a partir dos descritores definidos, dentre os quais 35 foram selecionados para serem lidos de acordo com os critérios de elegibilidade. Posteriormente, foram elegidos 12 artigos para compor esta revisão sistemática. A educação individualizada é uma das estratégias mais eficazes no tratamento não medicamentoso da hipertensão, permitindo que os hipertensos compreendam melhor sua condição específica, aprendam a monitorar sua pressão arterial e recebam orientações adequadas sobre medicamentos, dieta e exercícios. Intervenções em grupo também são utilizadas, proporcionando apoio mútuo. Ademais, mudanças de hábitos como dieta, controle de peso, redução de álcool e sal, cessação do tabagismo e atividade física, são essenciais para o controle da HA, sendo imprescindível sua realização. A participação ativa dos pacientes, considerando suas necessidades e motivações, aumenta a adesão ao tratamento. Com isso, investir na capacitação das equipes de saúde é essencial para fortalecer a educação em saúde e melhorar os resultados dos hipertensos.
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