PRÁTICAS EDUCATIVAS NO TRATAMENTO NÃO MEDICAMENTOSO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70159/rcfacs.v24i1.690

Palabras clave:

Hipertensão arterial, Educação em saúde, Métodos de ensino

Resumen

Este estudo teve como objetivo identificar as práticas de educação em saúde desenvolvidas com indivíduos hipertensos, buscando conhecer a eficácia dessas intervenções na promoção do autocuidado, melhoria do conhecimento sobre hipertensão e adoção de hábitos saudáveis. O método utilizado foi a revisão sistemática de artigos publicados nas bases de dados SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde - BVS e Pubmed, no período de 2013 a 2023. Encontrou-se 9.790 artigos a partir dos descritores definidos, dentre os quais 35 foram selecionados para serem lidos de acordo com os critérios de elegibilidade. Posteriormente, foram elegidos 12 artigos para compor esta revisão sistemática. A educação individualizada é uma das estratégias mais eficazes no tratamento não medicamentoso da hipertensão, permitindo que os hipertensos compreendam melhor sua condição específica, aprendam a monitorar sua pressão arterial e recebam orientações adequadas sobre medicamentos, dieta e exercícios. Intervenções em grupo também são utilizadas, proporcionando apoio mútuo. Ademais, mudanças de hábitos como dieta, controle de peso, redução de álcool e sal, cessação do tabagismo e atividade física, são essenciais para o controle da HA, sendo imprescindível sua realização. A participação ativa dos pacientes, considerando suas necessidades e motivações, aumenta a adesão ao tratamento. Com isso, investir na capacitação das equipes de saúde é essencial para fortalecer a educação em saúde e melhorar os resultados dos hipertensos.

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Biografía del autor/a

Maria Clara Silveira Gomes Coelho, Universidade Vale do Rio Doce

Graduanda de Biomedicina pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Thaynara Rodrigues de Assis, Universidade Vale do Rio Doce

Graduanda de Enfermagem pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Marina Mendes Soares, Universidade Vale do Rio Doce

Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora do Curso de Psicologia da UNIVALE

Leonardo Oliveira Leão e Silva, Universidade Vale do Rio Doce

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor do Curso de Medicina da UNIVALE

Suely Maria Rodrigues, Universidade Vale do Rio Doce

Doutorado em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora do Curso de Odontologia da UNIVALE

Publicado

2024-08-21

Cómo citar

CLARA SILVEIRA GOMES COELHO, M. .; RODRIGUES DE ASSIS, T.; MENDES SOARES, M.; OLIVEIRA LEÃO E SILVA, L.; RODRIGUES, S. M. PRÁTICAS EDUCATIVAS NO TRATAMENTO NÃO MEDICAMENTOSO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 24, n. 1, p. 39–52, 2024. DOI: 10.70159/rcfacs.v24i1.690. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/690. Acesso em: 18 abr. 2025.

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