PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, VIVÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS E SUAS ASSOCIAÇÕES COM TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS ENTRE ESTUDANTES
Palavras-chave:
transtornos mentais, estudantes jovens, ambiente universitárioResumo
O trabalho objetiva verificar a associação entre Transtornos Mentais Comuns - TMC com fatores demográficos, socioeconômicos e a relação dos universitários com seu curso e a universidade. Trata-se de um estudo transversal realizado em 2017 e 2018, com estudantes de 17 a 25 anos (n=6.262), matriculados nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Para identificação dos possíveis casos de TMC, utilizou-se o instrumento padronizado Self Reporting Questionnaire (SRQ–20) e para o aprofundamento da análise aplicou-se teste de Qui2. Destaca-se as maiores probabilidades de TMC entre os estudantes de menor nível socioeconômico, não heterossexuais, que faltam às aulas com frequência, e que já buscaram pelos serviços de assistência à saúde mental da Universidade. As menores prevalências de TMC foram associadas ao sexo masculino, estudantes mais velhos, satisfeitos com o curso, que se sentem bem como alunos da UNICAMP, com bom desempenho acadêmico e possuem local adequado para estudo em casa. Evidencia-se a importância da instituição conhecer e utilizar estratégias para mitigar o estresse percebido em relação às distintas áreas da vida social e acadêmica dos alunos, tais como dificuldades financeiras, as discriminações socialmente estabelecidas e a adaptação à vivência universitária.
Como citar
SOARES, M. M. et al. Perfil sociodemográfico, vivências universitárias e suas associações com transtornos mentais comuns entre estudantes. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 2, ed. 30, p. 53-67, jul./dez. 2023.
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