ESTRATÉGIAS PARA GESTÃO DE DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Autores

  • Lorran Miranda Andrade de Freitas Universidade Vale do Rio Doce
  • Daniele da Silva Altera Universidade Vale do Rio Doce
  • Andre Luiz Faleiro Soares Universidade Vale do Rio Doce
  • Tauane Gonçalves Soyer Universidade Vale do Rio Doce https://orcid.org/0000-0002-3941-4249
  • Karine Pereira Lima Godinho Universidade Vale do Rio Doce
  • Lourimar Viana Nascimento Franco de Sousa Universidade Vale do Rio Doce
  • Layla Dutra Marinho Cabral Universidade Vale do Rio Doce https://orcid.org/0000-0002-8633-6060

DOI:

https://doi.org/10.70159/rcfacs.v24i1.688

Palavras-chave:

Ensino superio, TDAH, Estratégias de gestão

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH é uma condição crônica que afeta indivíduos desde a infância até a vida adulta, interferindo em diversos aspectos como desenvolvimento, relações interpessoais e desempenho acadêmico. A sua elevada prevalência destaca a necessidade de compreensão e intervenção adequada para os estudantes universitários com TDAH. Este estudo tem como objetivo apontar estratégias para professores e Instituições de Ensino Superior - IES visando melhorar a qualidade do ensino para acadêmicos com TDAH. A pesquisa utiliza um método de revisão bibliográfica narrativa, com a seleção de 25 obras por meio de buscas nas plataformas Scielo, Lilacs, PUBMED e sites governamentais brasileiros. O TDAH em adultos mantém a tríade de desatenção, hiperatividade e impulsividade como principais características, sendo apresentados ou não de maneira simultânea e em diferentes intensidades, entretanto, a desatenção se torna mais focada, a hiperatividade mais seletiva e a impulsividade mais marcante. Além das características clássicas, adultos com TDAH enfrentam problemas organizacionais, maior propensão a distúrbios neurológicos e dificuldades no ambiente acadêmico. Estratégias incluem avaliação multifatorial, terapias cognitivo-comportamentais, apoio psicológico e acompanhamento multiprofissional. Ações preventivas, como políticas de acolhimento e conscientização, são essenciais no ambiente acadêmico. A identificação correta do transtorno e intervenções multifacetadas são cruciais para o bom desempenho acadêmico dos alunos. IES devem estabelecer metas para auxiliar alunos com TDAH, promovendo políticas de acolhimento e conscientização. O papel do professor é fundamental no encaminhamento de casos não diagnosticados e na adaptação do ensino para atender às necessidades individuais dos alunos.

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Biografia do Autor

Lorran Miranda Andrade de Freitas, Universidade Vale do Rio Doce

Doutor em Bioquímica Estrutural e Biologia Molecular pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, professor do curso de Biomedicina da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Daniele da Silva Altera, Universidade Vale do Rio Doce

Mestranda em Multicêntrico Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, professora dos cursos de Biomedicina e Estética e Cosmética da UNIVALE

Andre Luiz Faleiro Soares, Universidade Vale do Rio Doce

Graduação em Biomedicina  pela Unversidade Presidente Antonio Carlos - Vale do Aço. Professor do curso de Biomedicina da UNIVALE.

Tauane Gonçalves Soyer, Universidade Vale do Rio Doce

Doutoranda em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, professora do curso de Biomedicina da UNIVALE

Karine Pereira Lima Godinho, Universidade Vale do Rio Doce

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Caratinga - UNEC, professora do curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da UNIVALE

Lourimar Viana Nascimento Franco de Sousa, Universidade Vale do Rio Doce

Doutora em Microbiologia pela UFMG, professora do curso de Biomedicina da UNIVALE

Layla Dutra Marinho Cabral, Universidade Vale do Rio Doce

Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, professora do curso de Medicina da UNIVALE

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Publicado

2024-08-22

Como Citar

MIRANDA ANDRADE DE FREITAS, L. .; DA SILVA ALTERA, D.; FALEIRO SOARES, A. L. .; GONÇALVES SOYER, T. .; PEREIRA LIMA GODINHO, K.; VIANA NASCIMENTO FRANCO DE SOUSA, L.; DUTRA MARINHO CABRAL, L. ESTRATÉGIAS PARA GESTÃO DE DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH). Revista Científica FACS, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 13–22, 2024. DOI: 10.70159/rcfacs.v24i1.688. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/688. Acesso em: 14 set. 2024.

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