USO DE METILFENIDATO POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
metilfenidato, acadêmicos, medicalização, desempenho acadêmicoResumo
As recentes mudanças sofridas pela sociedade vêm de encontro com um tema que ganhou repercussão na mídia já há algum tempo, o uso de medicamentos a fim de aprimorar o desempenho cognitivo. Dentre os fármacos utilizados, cabe destacar o metilfenidato, estimulante mais consumido no mundo, que apesar de ser indicado para o tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), tem se observado o aumento do consumo por pessoas saudáveis. Assim, se faz necessário conhecer o perfil dos usuários, a fim de auxiliar na construção de estratégias no âmbito universitário e fora dele com o objetivo de diminuir e inibir o uso inapropriado. O presente estudo foi realizado através de uma revisão sistemática a partir de publicações de artigos científicos, dando ênfase aos artigos que tratavam sobre o uso de metilfenidato por acadêmicos. Diante do fato de ser um tema moderno e relativamente pouco estudado, conforme critérios estabelecidos foram levantados 13 artigos selecionados, nos quais foi observado que os universitários representam a maior parte dos consumidores de metilfenidato sem prescrição médica. O medicamento é considerado por eles como escape para enfrentar as dificuldades encontradas durante o período acadêmico, porém o uso sem recomendação ou acompanhamento profissional, pode causar danos à saúde maiores que os benefícios oferecidos. O consumo abusivo de medicamentos, e um controle mais rigoroso quanto à comercialização de medicamentos tarjados são pontos importantes a serem abordados dentro das universidades e devem ser pauta de estudos de aprofundamento e tema no contexto das políticas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.