POVO INDÍGENA E A FORMAÇÃO MÉDICA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Karina Borges Chaves UNIVALE
  • Lara Gomes Silva UNIVALE
  • Lorena Bruna Pereira de Oliveira UNIVALE
  • Layla Dutra Marinho Cabral UNIVALE

Palavras-chave:

populações tradicionais, saúde indígena, profissionais da saúde, estudantes de medicina, atenção primária à saúde

Resumo

Em consonância com o direito universal à saúde conferido a todos os cidadãos brasileiros, torna-se importante assegurar uma assistência integral e eficaz à população indígena. Neste sentido, destaca-se a necessidade de uma abordagem de saúde que esteja atenta às particularidades dessas comunidades minoritárias, e para tal se faz essencial a abordagem de temas relacionados a programas de formação dos profissionais de saúde.  O presente estudo visa identificar as percepções de alunas de graduação em medicina da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE acerca da importância de uma política de saúde inclusiva para os povos indígenas, assim como a inclusão da temática no curso de graduação. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, com a coleta de dados realizada durante estudos e atividades práticas do módulo "Saúde e Sociedade", abrangendo temáticas relacionadas à saúde indígena na UNIVALE, além da participação em projeto de pesquisa correlato. O atendimento indígena em nível nacional ainda evidencia muitas desigualdades. Nesse sentido, as instituições de ensino desempenham um papel crucial na formação de profissionais de saúde capazes de atuar competentemente junto à população indígena. Ressalta-se, portanto, a necessidade de fundamentar a capacitação e especialização desses profissionais em uma abordagem etnocultural, integrando saberes científicos e empíricos de maneira sinérgica. Essa abordagem se revela crucial para promover a saúde e garantir a adesão a práticas de cuidado nas comunidades indígenas.

Como citar

CHAVES, K. B. et al. Povo indígena e a formação médica: um relato de experiência. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 2, ed. 30, p. 68-79, jul./dez. 2023.

Biografia do Autor

Karina Borges Chaves, UNIVALE

Estudante do Curso de Medicina da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE e voluntária em projeto de iniciação científica. 

Lara Gomes Silva, UNIVALE

Estudante do Curso de Medicina da UNIVALE e voluntária em projeto de iniciação científica

Lorena Bruna Pereira de Oliveira, UNIVALE

Farmacêutica, doutora em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares - UFJF-GV, professora da UNIVALE

Layla Dutra Marinho Cabral, UNIVALE

Farmacêutica, doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG e professora da UNIVALE

Downloads

Publicado

2023-12-24