Fisiologia e formação médica
Relato dos impactos de uma liga acadêmica no desenvolvimento estudantil
DOI:
https://doi.org/10.70159/rcfacs.v24i2.831Palavras-chave:
liga acadêmica, fisiologia, educação médicaResumo
Muitas vezes, a utilização de métodos de ensino tradicional pode agravar os desafios relacionados à capacidade de médicos em formação desenvolverem pensamento crítico e desempenharem um papel integrado em seu ambiente de trabalho. Nesse contexto, a participação em Ligas Acadêmicas tem se destacado como uma estratégia significativa que promove a aprendizagem, beneficiando tanto os estudantes-ligantes quanto aqueles que os orientam. Este estudo, baseado em relatos de experiência, surge da vivência de dois discentes durante seu período de participação como ligantes na Liga Acadêmica de Fisiologia Clínica e tem como objetivo discutir a importância de atuar como ligantes para a formação e prática clínica dos estudantes de Medicina que desempenham esse papel nesse campo específico. A experiência vivenciada com a liga revela o papel crucial do conhecimento da fisiologia na educação médica, além de fomentar o desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas, aprimorar as capacidades de comunicação e as competências interpessoais, contribuindo para a formação de médicos mais críticos e reflexivos. Isso, por sua vez, possibilita uma atuação profissional mais autônoma e uma integração mais eficaz em equipes multidisciplinares. Portanto, diante do interesse dos alunos ligantes, sob a supervisão do professor orientador e das melhorias observadas na educação médica, é possível perceber uma preparação mais abrangente e humanizada para o exercício da profissão.
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