POVO INDÍGENA E A FORMAÇÃO MÉDICA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
populações tradicionais, saúde indígena, profissionais da saúde, estudantes de medicina, atenção primária à saúdeResumo
Em consonância com o direito universal à saúde conferido a todos os cidadãos brasileiros, torna-se importante assegurar uma assistência integral e eficaz à população indígena. Neste sentido, destaca-se a necessidade de uma abordagem de saúde que esteja atenta às particularidades dessas comunidades minoritárias, e para tal se faz essencial a abordagem de temas relacionados a programas de formação dos profissionais de saúde. O presente estudo visa identificar as percepções de alunas de graduação em medicina da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE acerca da importância de uma política de saúde inclusiva para os povos indígenas, assim como a inclusão da temática no curso de graduação. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, com a coleta de dados realizada durante estudos e atividades práticas do módulo "Saúde e Sociedade", abrangendo temáticas relacionadas à saúde indígena na UNIVALE, além da participação em projeto de pesquisa correlato. O atendimento indígena em nível nacional ainda evidencia muitas desigualdades. Nesse sentido, as instituições de ensino desempenham um papel crucial na formação de profissionais de saúde capazes de atuar competentemente junto à população indígena. Ressalta-se, portanto, a necessidade de fundamentar a capacitação e especialização desses profissionais em uma abordagem etnocultural, integrando saberes científicos e empíricos de maneira sinérgica. Essa abordagem se revela crucial para promover a saúde e garantir a adesão a práticas de cuidado nas comunidades indígenas.
Como citar
CHAVES, K. B. et al. Povo indígena e a formação médica: um relato de experiência. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 2, ed. 30, p. 68-79, jul./dez. 2023.
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