ESTRATÉGIAS PARA GESTÃO DE DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
DOI:
https://doi.org/10.70159/rcfacs.v24i1.688Palavras-chave:
Ensino superio, TDAH, Estratégias de gestãoResumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH é uma condição crônica que afeta indivíduos desde a infância até a vida adulta, interferindo em diversos aspectos como desenvolvimento, relações interpessoais e desempenho acadêmico. A sua elevada prevalência destaca a necessidade de compreensão e intervenção adequada para os estudantes universitários com TDAH. Este estudo tem como objetivo apontar estratégias para professores e Instituições de Ensino Superior - IES visando melhorar a qualidade do ensino para acadêmicos com TDAH. A pesquisa utiliza um método de revisão bibliográfica narrativa, com a seleção de 25 obras por meio de buscas nas plataformas Scielo, Lilacs, PUBMED e sites governamentais brasileiros. O TDAH em adultos mantém a tríade de desatenção, hiperatividade e impulsividade como principais características, sendo apresentados ou não de maneira simultânea e em diferentes intensidades, entretanto, a desatenção se torna mais focada, a hiperatividade mais seletiva e a impulsividade mais marcante. Além das características clássicas, adultos com TDAH enfrentam problemas organizacionais, maior propensão a distúrbios neurológicos e dificuldades no ambiente acadêmico. Estratégias incluem avaliação multifatorial, terapias cognitivo-comportamentais, apoio psicológico e acompanhamento multiprofissional. Ações preventivas, como políticas de acolhimento e conscientização, são essenciais no ambiente acadêmico. A identificação correta do transtorno e intervenções multifacetadas são cruciais para o bom desempenho acadêmico dos alunos. IES devem estabelecer metas para auxiliar alunos com TDAH, promovendo políticas de acolhimento e conscientização. O papel do professor é fundamental no encaminhamento de casos não diagnosticados e na adaptação do ensino para atender às necessidades individuais dos alunos.
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