SURDEZ E PSICOLOGIA
O QUE DIZEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS?
Palavras-chave:
surdez, psicologia, saúdeResumo
A proposta deste artigo foi analisar como a relação entre a surdez e a Psicologia foi abordada nos últimos dez anos (2010-2020) em produções acadêmicas brasileiras. Trata-se de uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, cuja metodologia é a realização de estado da arte a partir de dissertações e teses que apresentam a discussão. Inicialmente, a fim de melhorar a experiência do leitor, buscou-se expor um breve histórico do movimento surdo no Brasil e no mundo, além de uma breve discussão sobre a Língua de Sinais e a comunidade surda. Os resultados encontrados em quatro produções apontaram que as barreiras comunicacionais no dia-a-dia impactam na qualidade de vida da população surda, podendo prejudicar o aprendizado do discente surdo no ensino regular, além do potencial surgimento de sintomas psíquicos, como a ansiedade. Ainda, constatou-se que as barreiras comunicacionais também podem impactar na vida de familiares ouvintes, especialmente as mães de filhos que nasceram surdos, uma vez que elas não estavam preparadas para esta situação. Conclui-se que, a partir dos achados da literatura, o maior obstáculo para pessoas surdas em sociedade é a falta de comunicação no contexto familiar e em distintas instituições sociais, cujos reflexos demonstram também o despreparo de profissionais da Psicologia para o atendimento em Libras.
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