USO DE PSICOESTIMULANTES DE VENDA LIVRE POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE
Palavras-chave:
desempenho acadêmico, saúde do estudante, comportamento de risco à saúde, estimulantes do sistema nervoso centralResumo
A dedicação e responsabilidade exigidas na vida acadêmica podem resultar em sobrecarga, manifestando-se muitas vezes como estresse e exaustão. Os psicoestimulantes, substâncias que afetam o cérebro e influenciam o humor, pensamentos e comportamentos, tornam-se opção para estudantes que buscam aprimorar seu desempenho, notadamente visando aumentar a produtividade, a memória e as habilidades cognitivas. Este estudo qualitativo consiste em uma revisão bibliográfica sistemática, centrando-se na análise do perfil de estudantes da área da saúde que fazem uso de psicoestimulantes de venda livre. A pesquisa investiga as substâncias mais consumidas, a frequência de uso e os sintomas relatados após ingestão. Constatou-se diante dos levantamentos realizados que estudantes de enfermagem e farmácia são os principais usuários dessas substâncias, sendo o público feminino predominante. Entre os psicoestimulantes de venda livre mais utilizados pelos acadêmicos da área da saúde, destacam-se a cafeína, energéticos e pó de guaraná, sendo a cafeína apontada como a mais consumida, seguida pelos energéticos. Os sintomas frequentemente associados ao uso dessas substâncias incluem dor abdominal, náuseas, sudorese e taquicardia. A frequência de consumo está relacionada à sobrecarga de compromissos acadêmicos, como a dupla jornada e períodos de avaliações, nos quais a melhoria do desempenho acadêmico e concentração torna-se desejada. Diante desses resultados, torna-se evidente a importância da disseminação de informações no meio acadêmico sobre os psicoestimulantes de venda livre. Isso se revela essencial, dada a significativa parcela de consumidores e a falta de conhecimento acerca dos riscos associados à ingestão dessas substâncias.
Como citar
RAMOS, J. L. V. et al. Uso de psicoestimulantes de venda livre por estudantes universitários da área da saúde. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 2, ed. 30, p. 80-93, jul./dez. 2023.
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