IMPLICAÇÕES DA MICROBIOTA INTESTINAL NA SAÚDE HUMANA E NO EXERCÍCIO FÍSICO

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores/as

  • Daniele Pires Barbosa
  • Eloá de Oliveira Ramos
  • Tatiana Calavorty Lanna Pascoal UNIVALE

Palabras clave:

Microbiota intestinal, Nutrição, Exercício Físico, Saúde

Resumen

Introdução: Evidências tem demonstrado que o exercício altera independentemente da dieta a composição e a capacidade funcional da microbiota intestinal. Uma maior diversidade na microbiota intestinal promove maior síntese de ácidos graxos de cadeia curta, fundamentais para vias metabólicas, e também de aminoácidos de cadeia ramificada, que são importantes para a recuperação muscular. Objetivo: Descrever sobre a influência da microbiota intestinal na saúde humana, no desempenho e recuperação do atleta. Metodologia: Busca bibliográfica nos bancos de dados Pubmed, BVS, Scielo, Lilacs e Google acadêmico, de artigos de 2005 a 2020, tendo como descritores: microbiota intestinal, exercício físico, nutrição, fatores de risco e prevenção. Resultados: Muitos estudos associam a microbiota intestinal com a melhora do desempenho físico, através de mecanismos relacionados à disfunção da barreira intestinal, concorrendo para os distúrbios metabólicos subsequentes. As variações na microbiota, barreira intestinal e endotoxemia metabólica são causas ou consequências do exercício, há evidências consistentes de que o excesso de treinamento parece estar relacionado a uma microbiota mais nociva, que levaria a um aumento da permeabilidade intestinal, inflamação, estresse oxidativo e susceptibilidade a infecções. Com isso, destaca-se a importância dos probióticos, prebióticos e simbióticos como agente ativo na modulação da microbiota e prevenção da disbiose intestinal. Conclusão: Além de outros fatores internos e externos bem conhecidos, o exercício parece ser um fator ambiental que pode determinar mudanças na composição microbiana intestinal qualitativa e quantitativa com possíveis benefícios para a saúde humana. Algumas cepas de probióticos podem melhorar a função da barreira intestinal, absorção de nutrientes, recuperação e desempenho nos atletas. 

Como citar

BARBOSA, D. P.; RAMOS, E. O.; PASCOAL, T. C. L. Implicações da microbiota intestinal na saúde humana e no exercício físico: uma revisão da literatura. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 1, ed. 30, p. 38-54, jan./jun. 2023.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniele Pires Barbosa

Nutricionista.

Eloá de Oliveira Ramos

Nutricionista.

Tatiana Calavorty Lanna Pascoal, UNIVALE

Mestrado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte, professora da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e nutricionista.

Publicado

2023-08-31

Cómo citar

PIRES BARBOSA, D.; DE OLIVEIRA RAMOS, E. .; CALAVORTY LANNA PASCOAL, T. . IMPLICAÇÕES DA MICROBIOTA INTESTINAL NA SAÚDE HUMANA E NO EXERCÍCIO FÍSICO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 38–54, 2023. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/489. Acesso em: 26 oct. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a