CONSUMO ALIMENTAR E SUA INFLUÊNCIA NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL DE ACORDO COM DADOS DO VIGITEL NA CIDADE DE BELO HORIZONTE-MG

Autores

  • Amanda Caldeira Braga UNIVALE
  • Brenda Diniz Pinto UNIVALE
  • Jordana Aleixo Silva UNIVALE
  • Marcelia Andrade da Silva UNIVALE
  • Pleysler Plamela de Oliveira UNIVALE
  • Tatiana Calavorty Lanna Pascoal UNIVALE

Palavras-chave:

Consumo Alimentar, Hipertensão, Vigitel, Fatores de risco

Resumo

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças crônicas se tornaram uma epidemia mundial, sendo estimado para 2025 um número de 1,5 milhões de pessoas portadoras de Hipertensão Arterial Sistêmica. O sistema Vigitel, tem como objetivo monitorar frequentemente os fatores de risco e proteção para doenças crônicas, entre eles o consumo alimentar, através de entrevistas telefônicas. O presente estudo teve como objetivo analisar o consumo alimentar associado à hipertensão arterial autorreferida entre adultos na cidade de Belo Horizonte/Mg. Os dados utilizados foram coletados a partir do sistema VIGITEL.Para avaliar o consumo alimentar entre os gêneros, foi aplicado o teste qui-quadraro de Pearson (x2). Os testes de correlação de Spearman e Odds Ratio (OR) foram utilizados para avaliar associação entre a hipertensão arterial sistêmica e consumo alimentar e a distribuição da doença. A avaliação do consumo alimentar de frutas, feijão, sal, refrigerante e comida /lanche por gênero, não foram apresentadas diferenças estatísticas (p>0,05). Entretanto, ao comparar o consumo de gordura saturada, foi possível observar que homens afirmaram consumir mais carnes com excesso de gordura quando comparado às mulheres (p<0,05). A proporção de indivíduos que consideram seu consumo de sal alto ou muito alto com aqueles que afirmaram ter hipertensão arterial foi possível identificar uma forte correlação positiva entre o consumo de sal e a doença (r=1, p=0,000). Os resultados obtidos através dos dados do Sistema Vigitel mostraram que estratégias de promoção a saúde são imprescindíveis para auxiliar no controle da HAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Caldeira Braga, UNIVALE

Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). 

Brenda Diniz Pinto, UNIVALE

Acadêmica do Curso de Nutrição da UNIVALE. 

Jordana Aleixo Silva, UNIVALE

Acadêmica do Curso de Nutrição da UNIVALE. 

Marcelia Andrade da Silva, UNIVALE

Acadêmica do Curso de Nutrição da UNIVALE. 

Pleysler Plamela de Oliveira, UNIVALE

Acadêmico do Curso de Nutrição da UNIVALE.

Tatiana Calavorty Lanna Pascoal, UNIVALE

Orientadora Professora Mestre do Curso de Nutrição da UNIVALE. 

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

CALDEIRA BRAGA, A. .; DINIZ PINTO, B.; ALEIXO SILVA, J. .; ANDRADE DA SILVA, M. .; PLAMELA DE OLIVEIRA, P. .; CALAVORTY LANNA PASCOAL, T. . CONSUMO ALIMENTAR E SUA INFLUÊNCIA NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL DE ACORDO COM DADOS DO VIGITEL NA CIDADE DE BELO HORIZONTE-MG. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 19, n. 23, p. 76–82, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/322. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)