CONSUMO ALIMENTAR E SUA INFLUÊNCIA NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL DE ACORDO COM DADOS DO VIGITEL NA CIDADE DE BELO HORIZONTE-MG
Palavras-chave:
Consumo Alimentar, Hipertensão, Vigitel, Fatores de riscoResumo
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças crônicas se tornaram uma epidemia mundial, sendo estimado para 2025 um número de 1,5 milhões de pessoas portadoras de Hipertensão Arterial Sistêmica. O sistema Vigitel, tem como objetivo monitorar frequentemente os fatores de risco e proteção para doenças crônicas, entre eles o consumo alimentar, através de entrevistas telefônicas. O presente estudo teve como objetivo analisar o consumo alimentar associado à hipertensão arterial autorreferida entre adultos na cidade de Belo Horizonte/Mg. Os dados utilizados foram coletados a partir do sistema VIGITEL.Para avaliar o consumo alimentar entre os gêneros, foi aplicado o teste qui-quadraro de Pearson (x2). Os testes de correlação de Spearman e Odds Ratio (OR) foram utilizados para avaliar associação entre a hipertensão arterial sistêmica e consumo alimentar e a distribuição da doença. A avaliação do consumo alimentar de frutas, feijão, sal, refrigerante e comida /lanche por gênero, não foram apresentadas diferenças estatísticas (p>0,05). Entretanto, ao comparar o consumo de gordura saturada, foi possível observar que homens afirmaram consumir mais carnes com excesso de gordura quando comparado às mulheres (p<0,05). A proporção de indivíduos que consideram seu consumo de sal alto ou muito alto com aqueles que afirmaram ter hipertensão arterial foi possível identificar uma forte correlação positiva entre o consumo de sal e a doença (r=1, p=0,000). Os resultados obtidos através dos dados do Sistema Vigitel mostraram que estratégias de promoção a saúde são imprescindíveis para auxiliar no controle da HAS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.