IMPLICAÇÕES DA MICROBIOTA INTESTINAL NA SAÚDE HUMANA E NO EXERCÍCIO FÍSICO

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Daniele Pires Barbosa
  • Eloá de Oliveira Ramos
  • Tatiana Calavorty Lanna Pascoal UNIVALE

Palavras-chave:

Microbiota intestinal, Nutrição, Exercício Físico, Saúde

Resumo

Introdução: Evidências tem demonstrado que o exercício altera independentemente da dieta a composição e a capacidade funcional da microbiota intestinal. Uma maior diversidade na microbiota intestinal promove maior síntese de ácidos graxos de cadeia curta, fundamentais para vias metabólicas, e também de aminoácidos de cadeia ramificada, que são importantes para a recuperação muscular. Objetivo: Descrever sobre a influência da microbiota intestinal na saúde humana, no desempenho e recuperação do atleta. Metodologia: Busca bibliográfica nos bancos de dados Pubmed, BVS, Scielo, Lilacs e Google acadêmico, de artigos de 2005 a 2020, tendo como descritores: microbiota intestinal, exercício físico, nutrição, fatores de risco e prevenção. Resultados: Muitos estudos associam a microbiota intestinal com a melhora do desempenho físico, através de mecanismos relacionados à disfunção da barreira intestinal, concorrendo para os distúrbios metabólicos subsequentes. As variações na microbiota, barreira intestinal e endotoxemia metabólica são causas ou consequências do exercício, há evidências consistentes de que o excesso de treinamento parece estar relacionado a uma microbiota mais nociva, que levaria a um aumento da permeabilidade intestinal, inflamação, estresse oxidativo e susceptibilidade a infecções. Com isso, destaca-se a importância dos probióticos, prebióticos e simbióticos como agente ativo na modulação da microbiota e prevenção da disbiose intestinal. Conclusão: Além de outros fatores internos e externos bem conhecidos, o exercício parece ser um fator ambiental que pode determinar mudanças na composição microbiana intestinal qualitativa e quantitativa com possíveis benefícios para a saúde humana. Algumas cepas de probióticos podem melhorar a função da barreira intestinal, absorção de nutrientes, recuperação e desempenho nos atletas. 

Como citar

BARBOSA, D. P.; RAMOS, E. O.; PASCOAL, T. C. L. Implicações da microbiota intestinal na saúde humana e no exercício físico: uma revisão da literatura. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 1, ed. 30, p. 38-54, jan./jun. 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Pires Barbosa

Nutricionista.

Eloá de Oliveira Ramos

Nutricionista.

Tatiana Calavorty Lanna Pascoal, UNIVALE

Mestrado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte, professora da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e nutricionista.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

PIRES BARBOSA, D.; DE OLIVEIRA RAMOS, E. .; CALAVORTY LANNA PASCOAL, T. . IMPLICAÇÕES DA MICROBIOTA INTESTINAL NA SAÚDE HUMANA E NO EXERCÍCIO FÍSICO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 38–54, 2023. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/489. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)