A INFLUÊNCIA DOS FATORES DIETÉTICOS NA MODULAÇÃO DA MICROBIOTA INTESTINAL E CONTROLE DO DIABETES MELLITUS TIPO 1 E TIPO 2
UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Microbiota intestinal, Diabetes Mellitus, Nutrição, Fatores de riscoResumo
Introdução: O diabetes é uma condição de origem multifatorial, envolvendo vários mecanismos moleculares relacionados à microbiota intestinal para seu desenvolvimento. O conjunto de bactérias que habitam o trato gastrointestinal denomina-se microbiota intestinal que em condições patológicas, tais como a obesidade e o diabetes pode encontrar-se alterada. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, feito com estudos a partir do ano de 2006 a 2019, com os seguintes descritores: microbiota intestinal, diabetes mellitus, nutrição, fatores de risco, prevenção e seus respectivos correspondentes na língua inglesa. Desenvolvimento: Com a presente revisão pretende-se compreender como a alimentação pode contribuir para prevenção e tratamento do diabetes. Muitos estudos associam a microbiota intestinal com o diabetes mellitus, através de mecanismos relacionados à disfunção da barreira intestinal, concorrendo para os distúrbios metabólicos subsequentes. As variações na microbiota, barreira intestinal e endotoxemia metabólica são causas ou consequências do diabetes, há evidências consistentes de que o lipopolissacarídeo induz inflamação subclínica e resistência à insulina. Com isso, destaca-se a importância dos probióticos, prebióticos e simbióticos como agente ativo na prevenção e tratamento dessa doença. Conclusão: As evidências científicas e experimentais demonstram existir uma forte correlação com o diabetes e fatores dietéticos, deste modo nota-se a importância da microbiota intestinal para a prevenção desta patologia, uma vez que a microbiota bacteriana intestinal saudável tem uma importante função de controlar populações de muitos microrganismos patogênicos, funcionando como protetor contra o Diabetes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.