A INFLUÊNCIA DOS FATORES DIETÉTICOS NA MODULAÇÃO DA MICROBIOTA INTESTINAL E CONTROLE DO DIABETES MELLITUS TIPO 1 E TIPO 2

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Laura Hermely Mendes de Souza Univale
  • Marlon Patrick Pereira Assunção Univale
  • Nayara Oliveira Rocha Univale
  • Nilza de Souza Leal Univale
  • Polyane Alves Pereira Leandro Univale
  • Tatiana Calavorty Lanna Pascoal Univale

Palavras-chave:

Microbiota intestinal, Diabetes Mellitus, Nutrição, Fatores de risco

Resumo

Introdução: O diabetes é uma condição de origem multifatorial, envolvendo vários mecanismos moleculares relacionados à microbiota intestinal para seu desenvolvimento. O conjunto de bactérias que habitam o trato gastrointestinal denomina-se microbiota intestinal que em condições patológicas, tais como a obesidade e o diabetes pode encontrar-se alterada. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, feito com estudos a partir do ano de 2006 a 2019, com os seguintes descritores: microbiota intestinal, diabetes mellitus, nutrição, fatores de risco, prevenção e seus respectivos correspondentes na língua inglesa. Desenvolvimento: Com a presente revisão pretende-se compreender como a alimentação pode contribuir para prevenção e tratamento do diabetes. Muitos estudos associam a microbiota intestinal com o diabetes mellitus, através de mecanismos relacionados à disfunção da barreira intestinal, concorrendo para os distúrbios metabólicos subsequentes. As variações na microbiota, barreira intestinal e endotoxemia metabólica são causas ou consequências do diabetes, há evidências consistentes de que o lipopolissacarídeo induz inflamação subclínica e resistência à insulina. Com isso, destaca-se a importância dos probióticos, prebióticos e simbióticos como agente ativo na prevenção e tratamento dessa doença. Conclusão: As evidências científicas e experimentais demonstram existir uma forte correlação com o diabetes e fatores dietéticos, deste modo nota-se a importância da microbiota intestinal para a prevenção desta patologia, uma vez que a microbiota bacteriana intestinal saudável tem uma importante função de controlar populações de muitos microrganismos patogênicos, funcionando como protetor contra o Diabetes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Hermely Mendes de Souza, Univale

Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Marlon Patrick Pereira Assunção, Univale

Acadêmico do Curso de Nutrição da UNIVALE. 

Nayara Oliveira Rocha, Univale

Acadêmica do Curso de Nutrição da UNIVALE. 

Nilza de Souza Leal, Univale

Acadêmica do Curso de Nutrição da UNIVALE. 

Polyane Alves Pereira Leandro, Univale

Acadêmica do Curso de Nutrição da UNIVALE. 

Tatiana Calavorty Lanna Pascoal, Univale

Orientadora Professora Mestre do Curso de Nutrição da UNIVALE. 

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

HERMELY MENDES DE SOUZA, L.; PATRICK PEREIRA ASSUNÇÃO, M.; OLIVEIRA ROCHA, N.; DE SOUZA LEAL, N.; ALVES PEREIRA LEANDRO, P. .; CALAVORTY LANNA PASCOAL, T. A INFLUÊNCIA DOS FATORES DIETÉTICOS NA MODULAÇÃO DA MICROBIOTA INTESTINAL E CONTROLE DO DIABETES MELLITUS TIPO 1 E TIPO 2: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 20, n. 25, p. 56–64, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/308. Acesso em: 18 jan. 2025.