TUBERCULOSE EM GOVERNADOR VALADARES: INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS E OPERACIONAIS NOS ANOS DE 2009 A 2018

Autores/as

  • Aline Leão de Oliveira UNIVALE
  • Karine Andrade de Azevedo Souza UNIVALE
  • Laylla Natalie Bento de Moura Rodrigues UNIVALE
  • Flávia Rodrigues Pereira UNIVALE
  • Suely Maria Rodrigues UNIVALE
  • Leonardo Oliveira Leão e Silva UNIVALE

Palabras clave:

Epidemiologia, Tuberculose, . Indicadores de Morbimortalidade

Resumen

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa, importante no contexto da saúde pública, suscetível ao recurso terapêutico e ligada a fatores socioeconômicos. Objetivou-se com o estudo, levantar e descrever indicadores operacionais, de morbidade e mortalidade de tuberculose em Governador Valadares, nos anos de 2009 a 2018. Para tanto, tratou-se de um estudo observacional, descritivo e com recorte transversal utilizando os dados de notificação de casos novos e óbitos por TB no município de Governador Valadares nos anos de 2009 a 2018. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva com auxílio do software Excel®. Conforme resolução 510/16 do CNS, por se tratar de dados condensados e não identificados, não foi necessária autorização do CEP. Os resultados demonstraram que o coeficiente de mortalidade entre anos de 2009 e 2018 apresentou tendência de queda. O coeficiente de incidência, embora tenha se apresentado com tendência de queda, apresentou no último ano avaliado acentuado aumento. Quanto ao percentual de cura com comprovação laboratorial, observou-se média histórica de 58,5% e o percentual de abandono do tratamento leve tendência de queda, com média de 7,6% de abandono. Para todos os indicadores observados observou-se números mais expressivos para a região de Governador Valadares quando comparados ao estado de Minas Gerais e Brasil. Desta forma, verificou-se por meio dos cinco indicadores levantados que os óbitos, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes com TB encontra-se distantes dos parâmetros pactuados com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, como consequência a doença, em nosso território, se mantém como prioritário em ações de monitoramento.

Como citar

OLIVEIRA, A. L. et al. Tuberculose em Governador Valadares: indicadores epidemiológicos e operacionais nos anos de 2009 a 2018. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 1, ed. 30, p. 01- 15, jan./jun. 2023.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Leão de Oliveira, UNIVALE

Graduação em enfermagem pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Enfermeira responsável técnica da Associação Pró-Vida e Saúde.

Karine Andrade de Azevedo Souza, UNIVALE

Graduação em enfermagem pela UNIVALE.

Laylla Natalie Bento de Moura Rodrigues, UNIVALE

Graduação em enfermagem pela UNIVALE. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Governador Valadares.

Flávia Rodrigues Pereira, UNIVALE

Graduação em Enfermagem pela UNIVALE e Mestrado em Gestão Integrada do Território pela UNIVALE. Professora dos Cursos de Enfermagem e Medicina da UNIVALE.

Suely Maria Rodrigues, UNIVALE

Doutorado e Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do Curso de Odontologia e do Mestrado GIT/UNIVALE.

Leonardo Oliveira Leão e Silva, UNIVALE

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto do Curso de Medicina e do Mestrado GIT/UNIVALE.

Publicado

2023-08-31

Cómo citar

LEÃO DE OLIVEIRA, A. .; ANDRADE DE AZEVEDO SOUZA, K.; BENTO DE MOURA RODRIGUES, L. N. .; RODRIGUES PEREIRA, F.; RODRIGUES, S. M.; OLIVEIRA LEÃO E SILVA, L. TUBERCULOSE EM GOVERNADOR VALADARES: INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS E OPERACIONAIS NOS ANOS DE 2009 A 2018. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 01–15, 2023. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/486. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2