Estratégia de saúde da família

um olhar sobre a condição da saúde bucal de idosos

Autores

  • Jorge Nícolas Ferreira Coelho UNIVALE
  • Sara Souza Pinto UNIVALE
  • Romero Meireles Brandão UNIVALE
  • Marileny Boechat Frauches UNIVALE
  • Suely Maria Rodrigues UNIVALE

Palavras-chave:

Idoso, Odontogeriatria, Saúde bucal, Estratégia de Saúde da Família

Resumo

Objetivou-se conhecer a condição da saúde bucal dos idosos atendidos nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) da zona urbana de Governador Valadares, realizada com 110 idosos, de ambos os sexos, fisicamente independentes. Utilizou-se um questionário sócio demográfico que identificou o perfil dos idosos, os indicadores de saúde e a utilização dos serviços de saúde. As variáveis incluídas foram: idade; sexo; situação conjugal; renda mensal individual e familiar; escolaridade; vivência familiar; número de consultas médicas realizadas na ESF, número de doenças referidas, número de medicamentos utilizados diariamente (nos últimos 6 meses) e um exame epidemiológico da cavidade bucal visando identificar tipo de prótese removível utilizada, condição de higiene e a condição da mucosa bucal. Os resultados demostraram que 63,6% são do sexo feminino, 45,5% têm mais de 72 anos de idade e 78,2% casados ou viúvos; 50,9% dos idosos realizaram de 1 a 3 consultas médicas nos últimos 6 meses, sendo que 62,7% ingerem de 1 a 3 remédios diariamente e 80% têm de 1 a 3 doenças diagnosticadas pelo médico do SUS. Já em relação à saúde bucal 95,5% utilizavam dentifrícios na higienização da cavidade bucal e da prótese. Ao tipo de prótese utilizada, 75,5% da população faziam uso de próteses totais (PTRS ou PTRI) e 29,1% não utilizava nenhum tipo de prótese. Quanto à condição da mucosa, 78,2% não apresentavam nenhuma alteração de normalidade. Conclui-se que a população idosa estudada é constituída na maioria por mulheres, com baixa escolaridade, sem vínculo laboral e apresentam uma condição de saúde bucal insatisfatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Nícolas Ferreira Coelho, UNIVALE

Graduando em Odontologia da  Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UNIVALE). Bolsista de Iniciação Cientifica BIC/FAPEMIG.

Sara Souza Pinto, UNIVALE

Graduanda em Psicologia da FACS/UNIVALE. Bolsista de Iniciação Científica BIC/FAPEMIG.

Romero Meireles Brandão, UNIVALE

Professor assistente da UNIVALE, mestre em Endodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorando do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisador do grupo de pesquisa Saúde Individuo e Sociedade (SAIS/ UNIVALE/CNPq). 

Marileny Boechat Frauches, UNIVALE

Professora adjunta do programa de mestrado Gestão Integrada do Território (GIT/ UNIVALE), pesquisadora do grupo de pesquisa Saúde Individuo e Sociedade (SAIS/ UNIVALE/CNPq) e Doutora em Saúde Coletiva.

Suely Maria Rodrigues, UNIVALE

Professora adjunta do programa de mestrado Gestão Integrada do Território/GIT/ UNIVALE, pesquisadora do grupo de pesquisa Saúde Individuo e Sociedade/SAIS/ UNIVALE/CNPq e Doutora em Odontopediatria

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

FERREIRA COELHO, J. N. .; SOUZA PINTO, S. .; MEIRELES BRANDÃO, R. .; BOECHAT FRAUCHES, M. .; RODRIGUES, S. M. . Estratégia de saúde da família: um olhar sobre a condição da saúde bucal de idosos. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 18, n. 22, p. 64–70, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/262. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>