IDENTIFICAÇÃO HUMANA POST MORTEM E A ODONTOLOGIA LEGAL
Palavras-chave:
Odontologia Legal, perícia odontológica, identificação post mortemResumo
O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre a identificação humana post mortem por meio da Odontologia Legal, destacando possíveis recursos técnicos e a importância da documentação odontológica. A Odontologia Legal realiza a identificação humana post-mortem por meio das características das arcadas dentárias e face dos indivíduos. Nas situações em que há dificuldade de reconhecimento do cadáver, como em casos de corpos esqueletizados, carbonizados e em estado de putrefação, a perícia odontológica ganha destaque, visto que, os elementos dentários são altamente resistentes à degradação. A identificação odontológica relaciona características dentárias verificadas no cadáver com as informações contidas no prontuário clínico, produzido pelo cirurgião-dentista durante o tratamento do indivíduo. Ainda pode-se recorrer ao exame de DNA para identificação humana. Conclui-se que o cirurgião-dentista deve ser responsável pela confecção e manutenção do prontuário com informações precisas, obtidas durante o atendimento clínico, contribuindo assim para o processo de identificação humana post mortem.
Como citar
MOURA, B. L. et al. Identificação humana post mortem e a odontologia legal. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 2, ed. 30, p. 25-41, jul./dez. 2023.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.