IMPACTO DAS DESORDENS BUCAIS NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS

Autores

  • Carmem Gladys Caetano Moreira Univale
  • Edieli Gomes Pereira Univale
  • Jéssyca Laine de Paula Univale
  • Laís Coelho Ferreira Univale
  • Lorrainy Kássia Corrêa Univale
  • Marina de Oliveira Gomes Univale
  • Romero Meireles Brandão Univale
  • Marileny Boechat Frauches Brandão Univale

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Saúde bucal, Desordens bucais, Criança

Resumo

A qualidade de vida é definida como a “percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. A saúde bucal é um componente de destaque da saúde geral e bem-estar, tornando-se essencial para a qualidade de vida, e mesmo com as conquistas associadas à saúde bucal, muitos indivíduos ainda são afetados por desordens bucais. Este trabalho teve por objetivo realizar uma revisão da literatura sobre o impacto das desordens bucais (cárie, fluorose, maloclusão e traumatismo dentário) na qualidade de vida de crianças. Os problemas de saúde bucal podem afetar a qualidade de vida de crianças em diferentes aspectos físicos, emocionais e sociais. O impacto da condição de saúde bucal na qualidade de vida da criança é um indicador de saúde, e avaliar este impacto, implica em quantificar as conseqüências de uma doença e seu tratamento. Assim, desordens bucais como cárie, fluorose, maloclusão e traumatismo dentário podem manifestar um efeito negativo na qualidade de vida de crianças. Concluiu-se que o cirurgião-dentista deve ter conhecimento para saber implementar ações de promoção e prevenção em saúde a fim de minimizar as desordens bucais que podem impactar na qualidade de vida de crianças. A identificação do impacto das desordens bucais na qualidade de vida da criança pode auxiliar a subsidiar a elaboração de políticas públicas e diretrizes para reorientação de serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Gladys Caetano Moreira, Univale

Graduada em Odontologia /Universidade Vale do Rio Doce

Edieli Gomes Pereira, Univale

Graduada em Odontologia /Universidade Vale do Rio Doce

Jéssyca Laine de Paula, Univale

Graduado em Odontologia /Universidade Vale do Rio Doce

Laís Coelho Ferreira, Univale

*Graduada em Odontologia /Universidade Vale do Rio Doce

Lorrainy Kássia Corrêa, Univale

Graduada em Odontologia /Universidade Vale do Rio Doce

Marina de Oliveira Gomes, Univale

Graduada em Odontologia /Universidade Vale do Rio Doce

Romero Meireles Brandão, Univale

Doutorando do Prgrama Interdisciplinar em Ciências Humanas/Universidade Federal de Santa Catarina/UNIVALE. Professor das disciplinas de Endodontia II e III/ Universidade Vale do Rio Doce Doutorando Dinter/ Universidade Federal de Santa catarina.

Marileny Boechat Frauches Brandão , Univale

Doutora em Odontopediatria/ Universidade Cruzeiro do Sul. Profa. das disciplinas de Odontologia Pediátrica I e II do Curso de Odontologia/Universidade Vale do Rio Doce e Profa. do Programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território/Universidade Vale do Rio Doce.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

GLADYS CAETANO MOREIRA, C.; GOMES PEREIRA, E. .; LAINE DE PAULA, J.; COELHO FERREIRA, L.; KÁSSIA CORRÊA, L. .; DE OLIVEIRA GOMES, M.; MEIRELES BRANDÃO, R.; BOECHAT FRAUCHES BRANDÃO , M. IMPACTO DAS DESORDENS BUCAIS NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 19, n. 24, p. 36–43, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/296. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)