A SÍNDROME DE BURNOUT SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE GOVERNADOR VALADARES (MG)

Autores

  • Samara Alves Avanzi UNIVALE
  • Eliene Nery Santana Enes UNIVALE
  • Carlos Alberto Dias UFVJM
  • Suely Maria Rodrigues UNIVALE

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Saúde Pública, Profissionais da Educação

Resumo

No campo da Saúde Pública aumentam as preocupações com a elevação da incidência da síndrome de burnout que afeta física e mentalmente profissionais que lidam de forma constante com outros indivíduos. Trata-se de doença ocupacional advinda do estresse crônico, perfazendo três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e diminuição do sentimento de realização pessoal com o trabalho que desenvolve. Esse estudo enfoca os efeitos dessa doença sobre profissionais da educação, levantando uma questão que pode ser expressa nos seguintes termos: “O que sabem os professores do ensino médio e fundamental sobre a síndrome de burnout? ”, objetivou-se neste estudo, identificar o conhecimento dos professores sobre ela, desenvolveu-se um estudo transversal, descritivo, envolvendo revisão de literatura e pesquisa de campo. Os resultados evidenciam que dentre os 51 (cinquenta e um) professores entrevistados, se destacam aqueles que conhecem pouco a respeito (47%) e os que nunca ouviram falar (43%) da doença. Estes achados apontam para a necessidade de maior divulgação desta doença junto aos profissionais da educação, bem como de projetos de intervenção voltados a fornecer orientações de como prevenir e como proceder, caso necessitem de tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Alves Avanzi, UNIVALE

Mestranda em Gestão Integrada do Território (GIT) pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). 

Eliene Nery Santana Enes, UNIVALE

Mestre em GIT/UNIVALE e professora da UNIVALE. 

Carlos Alberto Dias, UFVJM

Doutor em Psicologia e Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Suely Maria Rodrigues, UNIVALE

Doutora em Saúde Coletiva e Professora da UNIVALE. 

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

ALVES AVANZI, S. .; SANTANA ENES, E. N. .; DIAS, C. A.; RODRIGUES, S. M. . A SÍNDROME DE BURNOUT SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE GOVERNADOR VALADARES (MG). Revista Científica FACS, [S. l.], v. 19, n. 23, p. 116–124, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/327. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>