A Síndrome de burnout sob a perspectiva de professores das escolas públicas de Governador Valadares (MG)

Autores/as

  • Samara Alves AVANZI UNIVALE
  • Eliene Nery Santana ENES UNIVALE
  • Carlos Alberto DIAS UFVJM
  • Suely Maria RODRIGUES UNIVALE

Palabras clave:

Síndrome de Burnout, Saúde Pública, Profissionais da Educação

Resumen

No campo da Saúde Pública aumentam as preocupações com a elevação da incidência da síndrome de burnout que afeta física e mentalmente profissionais que lidam de forma constante com outros indivíduos. Trata-se de doença ocupacional advinda do estresse crônico, perfazendo três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e diminuição do sentimento de realização pessoal com o trabalho que desenvolve. Esse estudo enfoca os efeitos dessa doença sobre profissionais da educação, levantando uma questão que pode ser expressa nos seguintes termos: “O que sabem os professores do ensino médio e fundamental sobre a síndrome de burnout? ”, objetivou-se neste estudo, identificar o conhecimento dos professores sobre ela, desenvolveu-se um estudo transversal, descritivo, envolvendo revisão de literatura e pesquisa de campo. Os resultados evidenciam que dentre os 51 (cinquenta e um) professores entrevistados, se destacam aqueles que conhecem pouco a respeito (47%) e os que nunca ouviram falar (43%) da doença. Estes achados apontam para a necessidade de maior divulgação desta doença junto aos profissionais da educação, bem como de projetos de intervenção voltados a fornecer orientações de como prevenir e como proceder, caso necessitem de tratamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samara Alves AVANZI, UNIVALE

Mestranda em Gestão Integrada do Território (GIT) pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). 

Eliene Nery Santana ENES, UNIVALE

Mestre em GIT/UNIVALE e professora da UNIVALE. 

Carlos Alberto DIAS, UFVJM

Doutor em Psicologia e Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Suely Maria RODRIGUES, UNIVALE

Doutora em Saúde Coletiva e Professora da UNIVALE. 

Publicado

2022-12-28

Cómo citar

AVANZI, S. A. .; ENES, E. N. S.; DIAS, C. A.; RODRIGUES, S. M. . A Síndrome de burnout sob a perspectiva de professores das escolas públicas de Governador Valadares (MG). Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 19, n. 23, p. 116–124, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/327. Acesso em: 17 jun. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>