REDE SOLIDÁRIA “NATUREZA VIVA” (ASCANAVI)
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL PELOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVALE
Keywords:
Saúde bucal, Educação em Saúde, Relações Comunidade-Instituição, Ação de extensãoAbstract
Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência da participação dos acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) no projeto de extensão Rede Solidária Natureza Viva, realizando ações de promoção à saúde e atendimento odontológico aos catadores de materiais recicláveis da ASCANAVI. Trata-se de estudo observacional, no formato relato de experiência, de integração ensino associação dos catadores de materiais recicláveis da ASCANAVI com o do Curso de Odontologia da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) na cidade de Governador Valadares/MG. Participaram 14 acadêmicos do curso de Odontologia (07 do sétimo e 07 do oitavo período) selecionados a partir de um Edital especifico e 05 professores do curso de Odontologia. As atividades aconteceram de forma programada e em cinco etapas. Foram realizadas todas as terças-feiras, na Clínica Odontológica IV do curso de Odontologia da UNIVALE, localizada no campus II, no horário de 18:00 as 21:00 horas. Espera-se que essa experiência possa contribuir para melhoria da condição de saúde bucal dos catadores de materiais recicláveis da ASCANAVI e suas famílias; aprimoramento das ações de integralidade desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Odontologia da UNIVALE, colaborando na reorientação e consolidação das práticas de saúde baseadas nos princípios do Sistema Único de Saúde; integração da Universidade com Instituições permitindo diversificar ambientes de aprendizagem, favorecendo a construção de um perfil acadêmico e profissional com competências e habilidades diversificadas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.