CHUMBO DAS PELÍCULAS DE CHUMBO DO FILME RADIOGRÁFICO ODONTOLÓGICO

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Autores

  • Cláudio Manoel Cabral Machado Univale
  • Fernanda Cunha de Sena Machado UFF
  • Marcia Grisotti UFSC
  • João Pedro Moniz Galvão de Albuquerque Univale
  • Deyvid Oliveira Brito Univale
  • Ariadine Sobrinho Calatrone Univale

Palavras-chave:

resíduos odontológicos, chumbo, meio ambiente, saúde

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo revisar na literatura a temática acerca do descarte de películas de chumbo dos filmes radiográficos odontológicos e sua implicação na saúde e meio ambiente. A utilidade do chumbo na Odontologia, além de participar da composição de cimentos endodônticos e alginatos, dentre outros materiais, é destacada pela sua presença nas películas de chumbo para a realização de exames radiográficos, no intuito de reduzir a exposição dos pacientes à radiação. A relevância de conhecer a maneira correta de descartar estes materiais, reside no fato de que, bem como outros resíduos de serviço de saúde, o chumbo apresenta um potencial tóxico bioacumulativo, sendo capaz de intoxicar o solo, microorganismos, plantas, lençóis freáticos e até mesmo seres humanos, de modo que o descarte inadequado constitui sincronicamente um problema ambiental e de saúde humana. Por meio de revisão na literatura, foi possível observar que provavelmente grande parte dos profissionais e estudantes de odontologia desconhece a forma correta de descartar o chumbo e os resíduos de uma forma geral, sendo insipiente até mesmo dos efeitos tóxicos deste metal. Concluiu-se, portanto, que é necessário que os profissionais tenham conhecimento acerca da instituição do Programa de Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde, preferencialmente ainda na graduação, de modo a entrarem no mercado de trabalho aptos a colaborem para a preservação ambiental e saúde coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Manoel Cabral Machado, Univale

Doutorado em Ciências Humanas, coordenador e professor no curso de Odontologia da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Fernanda Cunha de Sena Machado, UFF

Especialização em Endodontia e graduada em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marcia Grisotti, UFSC

Doutorado em Sociologia e professora associada da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC).

João Pedro Moniz Galvão de Albuquerque, Univale

Mestrado em Odontologia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Professor do curso de Odontologia da UNIVALE.

Deyvid Oliveira Brito, Univale

Graduando em odontologia na UNIVALE. 

Ariadine Sobrinho Calatrone, Univale

Graduanda em odontologia na UNIVALE.

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

MANOEL CABRAL MACHADO, C.; CUNHA DE SENA MACHADO, F.; GRISOTTI, M.; PEDRO MONIZ GALVÃO DE ALBUQUERQUE, J.; OLIVEIRA BRITO, D. .; SOBRINHO CALATRONE, A. CHUMBO DAS PELÍCULAS DE CHUMBO DO FILME RADIOGRÁFICO ODONTOLÓGICO: SAÚDE E MEIO AMBIENTE. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 40–52, 2023. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/334. Acesso em: 18 jan. 2025.