Mídia e estética
a influência da televisão e redes sociais nos padrões de beleza de pessoas negras
DOI:
https://doi.org/10.70159/rcfacs.v25.806Palavras-chave:
estética, beleza feminina, mulheres negras, mídia social e televisãoResumo
Historicamente, o padrão estético associado aos afrodescendentes foi subestimado devido ao estereótipo europeu, que privilegiava a beleza branca em detrimento da negra. Nos últimos anos, a televisão e as redes sociais têm ampliado a visibilidade da população negra, ainda que frequentemente sob estigmas ou idealizações estéticas excludentes. Este artigo tem como objetivo apresentar a influência da televisão e das redes sociais na construção dos padrões de beleza associados às pessoas negras. Trata-se de uma revisão narrativa de caráter descritivo, baseada na análise de documentos selecionados na base de dados SciELO, entre os anos de 2012 e 2024, utilizando descritores como “padrões estéticos”, “étnico-racial”, “mídia” e “estética”. Foram incluídas publicações em português e inglês, totalizando 33 documentos utilizados na redação do trabalho. Os resultados evidenciam que, embora haja avanços na representatividade, a mídia ainda tende a reproduzir padrões estéticos que invisibilizam traços negros, o que reforça a necessidade de práticas comunicacionais mais inclusivas e diversas.
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