Mídia e estética

a influência da televisão e redes sociais nos padrões de beleza de pessoas negras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70159/rcfacs.v25.806

Palabras clave:

estética, beleza feminina, mulheres negras, mídia social e televisão

Resumen

Historicamente, o padrão estético associado aos afrodescendentes foi subestimado devido ao estereótipo europeu, que privilegiava a beleza branca em detrimento da negra. Nos últimos anos, a televisão e as redes sociais têm ampliado a visibilidade da população negra, ainda que frequentemente sob estigmas ou idealizações estéticas excludentes. Este artigo tem como objetivo apresentar a influência da televisão e das redes sociais na construção dos padrões de beleza associados às pessoas negras. Trata-se de uma revisão narrativa de caráter descritivo, baseada na análise de documentos selecionados na base de dados SciELO, entre os anos de 2012 e 2024, utilizando descritores como “padrões estéticos”, “étnico-racial”, “mídia” e “estética”. Foram incluídas publicações em português e inglês, totalizando 33 documentos utilizados na redação do trabalho. Os resultados evidenciam que, embora haja avanços na representatividade, a mídia ainda tende a reproduzir padrões estéticos que invisibilizam traços negros, o que reforça a necessidade de práticas comunicacionais mais inclusivas e diversas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniele Silva ALTERA, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Mestra em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF-GV. Docente da Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Estética da UFJF-GV, e-mail: danialtera@gmail.com.

Bruna Silva COELHO, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Graduanda do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da UNIVALE, e-mail: bruna.coelho@univale.br.

Luciene Siqueira BOMFIM, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Graduanda do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da UNIVALE, luciene.bomfim@univale.br

Polyane Alves Pereira LEANDRO, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Graduanda do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da UNIVALE, e-mail: polyane.leandro@univale.br.

Ynnaiad Figueiredo ALMEIDA, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Graduanda do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da UNIVALE, e-mail: ynnaiad.almeida@univale.br.

Tauane Gonçalves SOYER, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Mestra e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da UNIVALE, e-mail: tauane.soyer@univale.br.

Citas

ALCHORNE, Maurício Mota de Avelar et al. Dermatologia na pele negra. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 99, n. 3, p. 327-341, 2024. Disponível em: https://www.anaisdedermatologia.org.br/pt-pdf-S2666275224000079. Acesso em: 04 maio 2024.

ARAÚJO, Valmir Teixeira de. Negritude e Internet: imprensa negra nas mídias sociais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICÃO, 42., 2019, Belém. Anais [...]. Belém: Itercom, 2019. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-1526-1.pdf. Acesso em: 25 mar. 2024.

AZEVEDO, Lídia. Influenciadoras digitais negras e a beleza como negócio. Revista Fronteiras, v. 24, n. 1, p. 169-180, 2022. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/23977. Acesso em: 25 mar. 2024.

BELANDI, Caio. PNAD Contínua: 161,6 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade utilizaram a internet no país em 2022. Agência de Notícias IBGE, 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38307-161-6-milhoes-de-pessoas-com-10-anos-ou-mais-de-idade-utilizaram-a-internet-no-pais-em-2022. Acesso em: 29 mar. 2024.

BELANDI, Caio; GOMES, Irene. Censo 2022: pela primeira vez, desde 1991, a maior parte da população do Brasil se declara parda. Agência IBGE, Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38719-censo-2022-pela-primeira-vez-desde-1991-a-maior-parte-da-populacao-do-brasil-se-declara-parda. Acesso em: 04 maio 2024.

CARVALHO, Yure Dantas de; BARBOSA, Francisco José. A invisibilidade da beleza negra. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA, 3., 2020, Sergipe. Anais [...]. Sergipe: PPGS, 2020. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/13821/2/InvisibilidadeBelezaNegra.pdf. Acesso em: 25 mar. 2024.

CASTELLO-BRANCO, Felipe Mathias; PARDO, Catalina Revollo; TAVARES JÚNIOR, Frederico Augusto. Pistas de um blackface para o consumo? Atravessamentos do capital nos processos de subjetivação do povo negro no Brasil. Revista Desenvolvimento & Civilização, v. 4, n. 1, p. 76-118, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdciv/article/view/69727. Acesso em: 28 mar. 2024.

CONCEIÇÃO, Leydiane Ribeiro da; EMMENDOERFER, Magnus Luiz. #hashtag-se: mapeando o feminismo negro e o net-ativismo brasileiro. Revista Feminismos, v. 9, n. 2, p. 01-26, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.9771/rf.v9i2.47304. Acesso em: 22 mar. 2024.

COSTA, Tiago de Jesus Santos; SANTOS, William Fernando de Oliveira. Protagonismo negro na telenovela brasileira: uma revisão da década de 1960, 2023. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICÃO, 46., 2023, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Itercom, 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/tiago-de-jesus-santos-costa.pdf. Acesso em: 05 maio 2024.

FERREIRA, Sílvia Regina Barbosa da Paixão. A influência do Instagram na imposição de padrões de beleza: uma pesquisa de perfis do Instagram de jovens negras de Santo Amaro da Purificação-BA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) – Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021. Disponível em: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2328. Acesso em: 25 mar. 2024.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: Foco no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Information Science, v. 10, n. 2, p. 14-20, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.03.p14. Acesso em: 20 mar. 2024.

GRIJÓ, Wesley Pereira; SOUSA, Adam Henrique Freire. O negro na telenovela brasileira: a atualidade das representações. Estudos em comunicação, v. 11, n. 11, p. 185-204, 2012. Disponível em: https://www.ec.ubi.pt/ec/11/pdf/EC11-2012Mai-09.pdf. Acesso em: 05 maio 2024.

HAMERMÜLLER, Amanda Farias. A cor na televisão: uma análise da representatividade racial entre os repórteres e apresentadores da Rede Globo e o papel televisivo na construção da identidade negra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismos) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/181722. Acesso em: 24 mar. 2024.

HERCULANO, Alana; ALVES, Kennedy. O blackface no carnaval brasileiro e a legitimação do racismo recreativo. Das Amazônias, v. 3, n. 1, p. 04-15, 2020. Disponível em: https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/3483. Acesso em: 28 mar. 2024.

JESUS, Rosimeire dos Santos de et al. A influência dos padrões de beleza impostos pela mídia. 2016. In: CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16., 2016. Anais [...]. Guarulhos: SEMESP, 2016. Disponível em: https://www.conic-semesp.org.br/anais/files/2016/trabalho-1000022371.pdf. Acesso em: 24 mar. 2024.

KOGUT, Patrícia. Protagonismo negro inédito nas novelas da Globo é tema de reportagem em jornal britânico. O Globo, 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/kogut/novelas/noticia/2023/05/protagonismo-negro-inedito-nas-novelas-da-globo-e-tema-de-reportagem-em-jornal-britanico.ghtml. Acesso em: 26 mar. 2024.

LOPES, Fernanda Mratins et al. Introdução e fundamentos da estética e cosmética. Porto Alegre: Sagah, 2017.

LOURENÇO, Suéllen Stéfani Felício; XAVIER, Mariana Ramalho Procópio; REIS, Ana Carolina Gonçalves. Considerações sobre a representação da pessoa negra na publicidade brasileira nos séculos XX e XXI. Letras de Hoje, v. 59, n. 1, p. 1-12, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44728. Acesso em: 19 mar. 2024.

MACHADO, Alleid Ribeiro. Das suffragettes ao feminismo de hashtag: uma conversa sobre os novos feminismos. In: ENCONTRO DE GTS DE PÓS GRADUAÇÃO, 7., 2018. Anais [...] São Paulo: PPGCOM, 2018.

MACHADO, Manuella da Silva et al. O impacto emocional imposto pela ditadura da beleza: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 34, p. 01-12, 2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/cientifico/article/view/8705/5276. Acesso em: 25 mar. 2024.

MAGNOLO, Talita Souza; REIS, Susana Azevedo; MUSSE, Christina Ferraz. A memória televisiva nas páginas da revista Intervalo: as relações com o leitor e a nova cultura da TV dos anos 1960 e 1970 no Brasil. Intercom, v. 46, p. 01-25, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-58442023128pt. Acesso em: 05 maio 2024.

MALTA, Renata Barreto; OLIVEIRA, Laila Thaíse Batista. Enegrecendo as redes: o ativismo de mulheres negras no espaço virtual. Revista Gênero, v. 16, n. 2, p. 55-69, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.22409/rg.v16i2.31234. Acesso em: 25 mar. 2024.

MOREIRA, Marília Diógenes. A construção da imagem corporal nas redes sociais: padrões de beleza e discursos de influenciadores digitais. Percursos linguísticos, v. 10, n. 25, p. 144-162, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30680. Acesso em: 27 mar. 2024.

NAVARRO, Mauro. O debate nas Ciências Sociais sobre o processo de surgimento e desenvolvimento da internet. Revista Alteridade, v. 4, n. 1, p. 126-142, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.46551/alt0401202206. Acesso em: 19 mar. 2024.

PINTO, Monilson dos Santos. A dialética da máscara negra: nego fugido contra o blackface. Revista Aspas, v. 7, n. 1, p. 155-166, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i1p155-166. Acesso em: 28 mar. 2024.

ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; TOMÉ, Vitor Manuel Nabais. As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar. Revista brasileira de Estudos pedagógicos, v. 96, p. 11-25, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/324612565. Acesso em: 20 mar. 2024.

SANTANA, Maria Karolyne Reis. Os padrões de beleza: recorte sobre as mídias sociais e o corpo negro. Revista Três Pontos, v. 17, n. 1, p. 59-64, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistatrespontos/article/view/39611. Acesso em: 25 mar. 2024.

SILVA, Andressa Queiroz da; ROCHA, Flávia Rodrigues Lima da; MARTINS, Wálisson Clister Lima. O uso do blackface como prática pedagógica nos anos iniciais da educação básica. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 61, n. 1, p. 148-162, 2022. https://doi.org/10.1590/010318139574111520210312. Acesso em: 24 mar. 2024.

SILVA, Luana Lima Bittencourt; NERY, Maria Salete de Souza. O negro na mídia para consumo de beleza: uma análise sobre a cultura comunicacional presente nas capas da revista Avon em campanhas brasileiras de 2011 a 2021. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULDISCIPLINARES EM CULTURA, 17., 2021, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2021. Disponível em: https://www.enecult.ufba.br/modulos/submissao/Upload-568/131953.pdf. Acesso em: 26 mar. 2024.

SILVA, Marihá Gonçalves da. Negras! Somos todas Maju: um estudo sobre representação e racismo no Jornal Nacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/177694. Acesso em: 26 mar. 2024.

VISCARDI, Adriana Woichinevski; D ́ÁVILA NETO, Maria Inácia. Telenovela: uma trajetória de hibridismo cultural. Estação Científica, v. 6, n. JAN./JUN./, 2012. Disponível em: https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2247. Acesso em: 05 maio 2024.

WEBER, Mariana. Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Forbes, 2020. Disponível em: https://forbes.com.br/principal/2020/07/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-de-beleza-e-cuidados-pessoais-do-mundo/. Acesso em: 25 mar. 2024.

WINCH, Rafael Rangel; ESCOBAR, Giane Vargas. Os lugares da mulher negra na publicidade brasileira. Cadernos de Comunicação, v. 16, n. 2, p. 227-245, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2316882X8229. Acesso em: 26 mar. 2024.

Publicado

2025-09-05

Cómo citar

ALTERA, D. S. .; COELHO, B. S. .; BOMFIM, L. S. .; LEANDRO, P. A. P. .; ALMEIDA, Y. F. .; SOYER, T. G. . Mídia e estética: a influência da televisão e redes sociais nos padrões de beleza de pessoas negras. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 25, p. 01–12, 2025. DOI: 10.70159/rcfacs.v25.806. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/806. Acesso em: 13 sep. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a