UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

  • Adriana Mara Pimentel Maia Portugal Univale
  • Renata Greco de Oliveira Univale

Palabras clave:

TDAH, Instituições de Ensino Superior, Estratégias de Enfrentamento

Resumen

Este trabalho identificou estratégias que tem sido adotadas por Instituições de Ensino Superior – IES, docentes e discentes para enfrentamento das dificuldades decorrentes do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/ TDAH no processo de ensino e aprendizagem. Para consecução dos objetivos foi realizada uma revisão sistemática nos indexadores Scientific Electronic Library Online – Scielo, no portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia – PePSIC e no Portal de Periódicos da Capes, utilizando os descritores TDAH e ensino superior; TDAH e educação inclusiva e TDAH e universitários no período de 2009 a 2019. O TDAH caracteriza-se por manifestação constante de desatenção e/ou hiperatividade que acarreta consequências no funcionamento pessoal e social. Apesar destas consequências, indivíduo com o transtorno não está incluído como público alvo da educação inclusiva segundo a Lei de Diretrizes Básicas da Educação – LDB, neste caso, “como proceder” foi a pergunta norteadora. Observa-se, nas bases pesquisadas, uma escassez de trabalhos publicados que abordem a temática investigada o que aponta para a necessidade de pesquisas que apontem práticas, metodologias, técnicas que auxiliem discentes com TDAH. Uso de medicação, ampliação de tempo para realizar tarefas, ações que propiciem o desenvolvimento de habilidades sociais estão entre as estratégias apontadas nos estudos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Mara Pimentel Maia Portugal, Univale

Especialista. Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). 

Renata Greco de Oliveira, Univale

Orientadora. Mestre. UNIVALE. 

Publicado

2022-12-21

Cómo citar

MARA PIMENTEL MAIA PORTUGAL, A.; GRECO DE OLIVEIRA, R. UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 20, n. 25, p. 93–98, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312. Acesso em: 26 oct. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.