UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Palavras-chave:
Tecnologias da Comunicação e Informação, Instituição de Ensino Superior, Formação DocenteResumo
As tecnologias da informação e comunicação e as novas tecnologias da informação e comunicação são parte integrante da vida humana na contemporaneidade. As Instituições de Ensino Superior - IES, neste contexto tecnológico não mais podem fechar os olhos e continuar adotando métodos e ferramentas do Século XIX para alunos do Século XXI. Não basta porém equipar as IES com o que há de mais moderno, docentes e discentes precisam conhecer as tecnologias e delas extrair o contributo para o processo ensino aprendizagem. O Objetivo do presente artigo consiste em examinar os desafios e as oportunidades que a utilização das tecnologias da informação e comunicação – TICs e novas tecnologias da informação e comunicação - NTICs carreiam ao Ensino Superior. Para consecução dos objetivos foi realizada uma revisão de literatura utilizando bases de dados como: Scielo, Google Acadêmico, Pepsic e Revistas Eletrônicas. A conclusão a que se chega é que não utilizar as TICs e NTICs no processo ensino aprendizagem nas IES impacta diretamente no profissional que se insere no mercado de trabalho, pois falta-lhe competência e habilidade específica na área. As IES precisam investir nesta área, este o maior desafio que, ultrapassado, carreará ao processo oportunidades múltiplas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.