Utilização de tecnologias da informação e comunicação no ensino superior
Desafios e oportunidades
Palavras-chave:
Tecnologias da Comunicação e Informação, Instituição de Ensino Superior, Formação DocenteResumo
As tecnologias da informação e comunicação e as novas tecnologias da informação e comunicação são parte integrante da vida humana na contemporaneidade. As Instituições de Ensino Superior - IES, neste contexto tecnológico não mais podem fechar os olhos e continuar adotando métodos e ferramentas do Século XIX para alunos do Século XXI. Não basta porém equipar as IES com o que há de mais moderno, docentes e discentes precisam conhecer as tecnologias e delas extrair o contributo para o processo ensino aprendizagem. O Objetivo do presente artigo consiste em examinar os desafios e as oportunidades que a utilização das tecnologias da informação e comunicação – TICs e novas tecnologias da informação e comunicação - NTICs carreiam ao Ensino Superior. Para consecução dos objetivos foi realizada uma revisão de literatura utilizando bases de dados como: Scielo, Google Acadêmico, Pepsic e Revistas Eletrônicas. A conclusão a que se chega é que não utilizar as TICs e NTICs no processo ensino aprendizagem nas IES impacta diretamente no profissional que se insere no mercado de trabalho, pois falta-lhe competência e habilidade específica na área. As IES precisam investir nesta área, este o maior desafio que, ultrapassado, carreará ao processo oportunidades múltiplas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.