Universidade e TDAH, estratégias de enfrentamento
Uma revisão sistemática
Palavras-chave:
TDAH, Instituições de Ensino Superior, Estratégias de EnfrentamentoResumo
Este trabalho identificou estratégias que tem sido adotadas por Instituições de Ensino Superior – IES, docentes e discentes para enfrentamento das dificuldades decorrentes do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/ TDAH no processo de ensino e aprendizagem. Para consecução dos objetivos foi realizada uma revisão sistemática nos indexadores Scientific Electronic Library Online – Scielo, no portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia – PePSIC e no Portal de Periódicos da Capes, utilizando os descritores TDAH e ensino superior; TDAH e educação inclusiva e TDAH e universitários no período de 2009 a 2019. O TDAH caracteriza-se por manifestação constante de desatenção e/ou hiperatividade que acarreta consequências no funcionamento pessoal e social. Apesar destas consequências, indivíduo com o transtorno não está incluído como público alvo da educação inclusiva segundo a Lei de Diretrizes Básicas da Educação – LDB, neste caso, “como proceder” foi a pergunta norteadora. Observa-se, nas bases pesquisadas, uma escassez de trabalhos publicados que abordem a temática investigada o que aponta para a necessidade de pesquisas que apontem práticas, metodologias, técnicas que auxiliem discentes com TDAH. Uso de medicação, ampliação de tempo para realizar tarefas, ações que propiciem o desenvolvimento de habilidades sociais estão entre as estratégias apontadas nos estudos.
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