UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Authors

  • Adriana Mara Pimentel Maia Portugal Univale
  • Renata Greco de Oliveira Univale

Keywords:

TDAH, Instituições de Ensino Superior, Estratégias de Enfrentamento

Abstract

Este trabalho identificou estratégias que tem sido adotadas por Instituições de Ensino Superior – IES, docentes e discentes para enfrentamento das dificuldades decorrentes do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/ TDAH no processo de ensino e aprendizagem. Para consecução dos objetivos foi realizada uma revisão sistemática nos indexadores Scientific Electronic Library Online – Scielo, no portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia – PePSIC e no Portal de Periódicos da Capes, utilizando os descritores TDAH e ensino superior; TDAH e educação inclusiva e TDAH e universitários no período de 2009 a 2019. O TDAH caracteriza-se por manifestação constante de desatenção e/ou hiperatividade que acarreta consequências no funcionamento pessoal e social. Apesar destas consequências, indivíduo com o transtorno não está incluído como público alvo da educação inclusiva segundo a Lei de Diretrizes Básicas da Educação – LDB, neste caso, “como proceder” foi a pergunta norteadora. Observa-se, nas bases pesquisadas, uma escassez de trabalhos publicados que abordem a temática investigada o que aponta para a necessidade de pesquisas que apontem práticas, metodologias, técnicas que auxiliem discentes com TDAH. Uso de medicação, ampliação de tempo para realizar tarefas, ações que propiciem o desenvolvimento de habilidades sociais estão entre as estratégias apontadas nos estudos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Mara Pimentel Maia Portugal, Univale

Especialista. Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). 

Renata Greco de Oliveira, Univale

Orientadora. Mestre. UNIVALE. 

Published

2022-12-21

How to Cite

MARA PIMENTEL MAIA PORTUGAL, A.; GRECO DE OLIVEIRA, R. UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 20, n. 25, p. 93–98, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.