RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
CENTRO DE ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA
Palabras clave:
Envelhecimento, Doenças Crônicas não Transmissíveis, Educação Alimentar e Nutricional.Resumen
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que ocorre de forma acelerada, principalmente nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Possui repercussões sobre a saúde principalmente quando está relacionado às Doenças Crônicas não Transmissíveis, diminuindo a expectativa de vida, além de provocar significativo aumento para os gastos públicos com saúde e previdência. A Educação Alimentar e Nutrição (EAN) constitui uma estratégia preconizada pelas políticas públicas, sendo um importante instrumento para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. O presente trabalho buscou descrever as ações realizadas pelo curso de nutrição no projeto de extensão CAIGE. O projeto desenvolveu-se durante o período de fevereiro a novembro de 2019. Participaram 142 idosos em atividades como oficinas de EAN, rodas de conversa, orientação e avaliação do estado nutricional. As atividades foram executadas semanalmente por alunas extensionistas do curso de Nutrição da Universidade Vale do Rio Doce em Governador Valadares/MG. Através das atividades, foram obtidos relatos dos idosos indicando melhoria nos hábitos alimentares, com aumento no consumo de frutas, vegetais e cereais integrais; diminuição da adição de sal, açúcar e óleo nas preparações. Além disso, as rodas de conversa propiciaram um espaço de discussão e de troca de conhecimento importante para a promoção da alimentação saudável. O projeto possibilitou autonomia e empoderamento dos idosos, utilizando a EAN como estratégia para constituir ações que busquem aumentar a qualidade de vida e um envelhecimento saudável. Contribuindo para a construção do conhecimento e autonomia para que os idosos possam fazer escolhas alimentares saudáveis
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.