Avaliação do consumo hídrico e perfil sociodemográfico de idosos atendidos em centros de saúde no município de Governador Valadares - MG
DOI:
https://doi.org/10.70159/rcfacs.v24i2.830Palavras-chave:
Consumo hídrico, idosos, perfil sociodemográfico, alterações no envelhecimentoResumo
O envelhecimento é marcado por alterações que comprometem a funcionalidade dos idosos, tornando-os mais vulneráveis. A redução do consumo hídrico é uma situação comum entre os idosos e relaciona-se com a incidência de quadros de desidratação. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como principal objetivo avaliar o consumo hídrico e o perfil sociodemográfico de idosos atendidos em centros de saúde do município de Governador Valadares e verificar a adequação ou inadequação desse consumo. Trata-se de um estudo transversal descritivo que contou com uma amostra de 43 idosos de ambos os sexos. As variáveis analisadas foram: consumo de água, idade, sexo, estado civil, renda familiar, ocupação profissional, escolaridade, coabitação, perfil de saúde, Índice de Massa Corporal (IMC), hábitos intestinais, presença de doenças e alterações no perfil lipídico. Os principais achados evidenciaram que 51,16% da amostra apresentava um consumo inadequado de água, afirmando consumir entre 1000 e 2000 mL de água por dia. A média de idade foi 73 anos e observou-se uma predominância do sexo feminino. A maior parte da amostra relatou ser casado(a), morava com o cônjuge e apresentava hábitos intestinais regulares. A hipertensão apresentou-se como a patologia mais prevalente entre os indivíduos e os dados antropométricos evidenciaram que uma parte considerável da população se encontrava eutrófica. Constatou-se ainda uma baixa influência dos fatores sociodemográficos sobre o consumo de água dos idosos. Os achados do presente estudo destacam a importância do consumo de água para a população idosa e evidenciam o impacto das alterações no envelhecimento no consumo hídrico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Emanuelle Barbosa de Medeiros, Eloísa Helena Medeiros Cunha, Tatiani Uceli Maioli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.