ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES

Autores/as

  • Giselly Fernandes Vieira Santos
  • Marcélia Andrade da Silva
  • Laís Xible Leite
  • Enara Cristina Silva Glória Roberto

Palabras clave:

Alimentação Escolar. Segurança Alimentar. Pandemia Covid-19.

Resumen

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) consiste em uma política pública de oferta de alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional aos estudantes da educação básica pública, atuando de forma universal em todos os municípios do país. O programa exerce um papel importante no combate à insegurança alimentar e a fome no país, sendo fundamental a sua manutenção mesmo durante o período de paralização das aulas presenciais devido à pandemia da doença Covid-19. Assim, o presente artigo objetivou relatar a experiência vivida no município de Governador Valadares - MG, descrevendo as ações realizadas para a execução do PNAE neste período. A partir da publicação da Lei nº 13.987/2020, que autorizou excepcionalmente a distribuição direta de alimentos aos pais/responsáveis dos alunos, o município realizou, através de processo licitatório e chamada pública, a compra de kits de alimentos compostos por gêneros constantes dos cardápios praticados, sendo alimentos básicos não perecíveis e alimentos adquiridos da Agricultura Familiar, beneficiando todos os 20.741 estudantes matriculados nas 65 unidades escolares da zona urbana e rural da cidade. Ao todo foram realizadas 06 entregas (02 de kits da agricultura familiar e 04 de kits de alimentos básicos), tendo sido distribuídos mais de 110 mil kits, significando em torno de 1.500 toneladas de alimentos.

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Publicado

2021-12-08

Cómo citar

FERNANDES VIEIRA SANTOS, G. .; ANDRADE DA SILVA, M. .; XIBLE LEITE, L. .; CRISTINA SILVA GLÓRIA ROBERTO, E. . ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 21, n. 28, p. 68–74, 2021. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/20. Acesso em: 25 nov. 2024.

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