O CAMINHO PERCORRIDO PELO CURSO DE ENFERMAGEM PARA A IMPLANTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

Autores/as

  • Mônica Valadares Martins Univale
  • Flávia Rodrigues Pereira Univale

Resumen

A formação universitária é pautada por vários princípios e múltiplas funções que culminam com perspectivas transformadoras e democráticas que para se consolidarem, perpassam por olhares ampliados, interdisciplinares e que integrem de forma indissociável ensino, pesquisa e extensão. Tal integração, de acordo com o artigo 207 da Constituição Brasileira (BRASIL, 1988), traz à tona uma proposta inovadora e, ao mesmo tempo, desafiadora para as universidades, que deverão oportunizar atividades que promovam a difusão, criação, sistematização e transformação do conhecimento por meio da articulação entre teoria e prática e ainda, aliadas aos cenários compatíveis com a formação acadêmica. Nesse sentido, o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da UNIVALE objetiva a formação de um profissional generalista, crítico e reflexivo, dotado de habilidades e competências gerais e específicas, capaz de propor e implementar projetos, planos e programas de atenção à saúde, tomar decisões, assumir posição de liderança nos processos de trabalho, pautando sua conduta nos princípios que regulam a profissão do enfermeiro, tendo como eixos norteadores o “cuidado no contexto social” e a “ética e bioética” (UNIVALE/ PPC, 2017; MEC/Resolução CES nº 03/2001).



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Biografía del autor/a

Mônica Valadares Martins, Univale

Mestre em Enfermagem; Professora e Coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Flávia Rodrigues Pereira, Univale

Mestre em Gestão Integrada do Território; Professora do curso de Enfermagem da UNIVALE.

Publicado

2022-12-15

Cómo citar

VALADARES MARTINS, M. .; RODRIGUES PEREIRA, F. . O CAMINHO PERCORRIDO PELO CURSO DE ENFERMAGEM PARA A IMPLANTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 18, n. 21, p. 32–37, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/281. Acesso em: 26 oct. 2024.

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