O CAMINHO PERCORRIDO PELO CURSO DE ENFERMAGEM PARA A IMPLANTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
Abstract
A formação universitária é pautada por vários princípios e múltiplas funções que culminam com perspectivas transformadoras e democráticas que para se consolidarem, perpassam por olhares ampliados, interdisciplinares e que integrem de forma indissociável ensino, pesquisa e extensão. Tal integração, de acordo com o artigo 207 da Constituição Brasileira (BRASIL, 1988), traz à tona uma proposta inovadora e, ao mesmo tempo, desafiadora para as universidades, que deverão oportunizar atividades que promovam a difusão, criação, sistematização e transformação do conhecimento por meio da articulação entre teoria e prática e ainda, aliadas aos cenários compatíveis com a formação acadêmica. Nesse sentido, o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da UNIVALE objetiva a formação de um profissional generalista, crítico e reflexivo, dotado de habilidades e competências gerais e específicas, capaz de propor e implementar projetos, planos e programas de atenção à saúde, tomar decisões, assumir posição de liderança nos processos de trabalho, pautando sua conduta nos princípios que regulam a profissão do enfermeiro, tendo como eixos norteadores o “cuidado no contexto social” e a “ética e bioética” (UNIVALE/ PPC, 2017; MEC/Resolução CES nº 03/2001).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.