A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO JURISTA

REFLEXÕES À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE DIREITO E DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS

Autores/as

  • Diego Jeangregório Martins Guimarães UNIVALE
  • Renata Greco de Oliveira UNIVALE

Palabras clave:

Curso de Direito, Formação do Jurista, Interdisciplinaridade, Instrumento de Avaliação de Cursos, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumen

A interdisciplinaridade é uma obrigatoriedade na formação do jurista, pois, as Diretrizes Curriculares estabelecem uma série de determinações para que a interdisciplinaridade esteja presente nos projetos pedagógicos dos Cursos de Direito. O objetivo geral do trabalho é refletir sobre a proposição de práticas de interdisciplinares que podem contribuir para a superação da fragmentação da formação acadêmica e profissional nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito e no Instrumento de Avaliação de Cursos. A metodologia utilizada foi de análise de conteúdo dos referidos documentos. As DCN´s do Curso de Direito são mais incisivas na determinação da interdisciplinaridade que o instrumento de avaliação de cursos. Contudo, o que se prevê em ambos os documentos é uma prática que poderá contribuir para a uma articulação e desruptura na formação integral do jurista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Jeangregório Martins Guimarães, UNIVALE

Professor do Curso de Direito da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)  e mestre em Gestão Integrada do Território pela UNIVALE. 

Renata Greco de Oliveira, UNIVALE

Professora em cursos de graduação e pós-graduação da UNIVALE. Mestre em Educação (UFRGS) e
Doutoranda em Ciências Humanas (UFSC).

Publicado

2022-12-16

Cómo citar

MARTINS GUIMARÃES, D. J. .; GRECO DE OLIVEIRA, R. . A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO JURISTA: REFLEXÕES À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE DIREITO E DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 21, n. 27, p. 130–134, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/251. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Resumo expandido

Artículos más leídos del mismo autor/a