A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO JURISTA

REFLEXÕES À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE DIREITO E DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS

Authors

  • Diego Jeangregório Martins Guimarães UNIVALE
  • Renata Greco de Oliveira UNIVALE

Keywords:

Curso de Direito, Formação do Jurista, Interdisciplinaridade, Instrumento de Avaliação de Cursos, Diretrizes Curriculares Nacionais

Abstract

A interdisciplinaridade é uma obrigatoriedade na formação do jurista, pois, as Diretrizes Curriculares estabelecem uma série de determinações para que a interdisciplinaridade esteja presente nos projetos pedagógicos dos Cursos de Direito. O objetivo geral do trabalho é refletir sobre a proposição de práticas de interdisciplinares que podem contribuir para a superação da fragmentação da formação acadêmica e profissional nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito e no Instrumento de Avaliação de Cursos. A metodologia utilizada foi de análise de conteúdo dos referidos documentos. As DCN´s do Curso de Direito são mais incisivas na determinação da interdisciplinaridade que o instrumento de avaliação de cursos. Contudo, o que se prevê em ambos os documentos é uma prática que poderá contribuir para a uma articulação e desruptura na formação integral do jurista.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Jeangregório Martins Guimarães, UNIVALE

Professor do Curso de Direito da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)  e mestre em Gestão Integrada do Território pela UNIVALE. 

Renata Greco de Oliveira, UNIVALE

Professora em cursos de graduação e pós-graduação da UNIVALE. Mestre em Educação (UFRGS) e
Doutoranda em Ciências Humanas (UFSC).

Published

2022-12-16

How to Cite

MARTINS GUIMARÃES, D. J. .; GRECO DE OLIVEIRA, R. . A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO JURISTA: REFLEXÕES À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE DIREITO E DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 21, n. 27, p. 130–134, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/251. Acesso em: 26 oct. 2024.

Most read articles by the same author(s)