Saúde bucal e qualidade de vida no idoso

Autores

Resumo

O envelhecimento populacional no mundo, e mais recentemente, nos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, tem colocado o desafio de enfrentar essa nova realidade com soluções criativas e viáveis. Esse envelhecimento tem exigido respostas no que diz respeito especialmente às políticas de saúde e sociais dirigidas à população idosa, com o intuito de preservar sua saúde e qualidade de vida. Quanto mais longa a vida média da população, mais importante se torna esse conceito, pois promover a saúde significa aumentar a qualidade de vida do indivíduo, ou seja, conferir ao mesmo a sensação de ausência de dor, bem-estar físico-psíco-social e autoestima positiva. O objetivo desta revisão é fornecer dados sobre a saúde bucal de idosos relacionando com vários conceitos de qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely Maria RODRIGUES, UNIVALE - Universidade do Vale do Rio Doce

Professora Mestre do Curso de Odontologia da FACS/UNIVALE, Coordenadora do Estágio Supervisionado em Odontogeriatria.

Andrea Maria Duarte VARGAS, FO/UFMG - Faculdade de Odontologia Da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Doutora do Curso de Odontologia da FO/UFMG.

Allyson Nogueira MOREIRA, FO/UFMG - Faculdade de Odontologia Da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Doutor do Curso de Odontologia da FO/UFMG, Coordenador do Mestrado e Doutorado (Área de Concentração: Clínica Odontológica) da FO/UFMG

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

RODRIGUES, S. M.; VARGAS, A. M. D. .; MOREIRA, A. N. . Saúde bucal e qualidade de vida no idoso. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 1, n. 11, 2025. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/730. Acesso em: 24 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>