INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR MOTIVOS ODONTOLOGICOS EM MINAS GERAIS

ANÁLISE DOS ANOS 2008 A 2017

Autores

  • Suely Maria Rodrigues Univale
  • Leonardo Oliveira Leão e Silva Univale
  • Pedro Henrique Fonseca Campos Univale
  • Letícia Abrantes Couy Univale
  • Esther Miranda Leâo Univale
  • Larissa Fraga Silva Freitas Univale
  • Liz Costa Pena Univale
  • Jorge Nícolas Ferreira Coelho Univale

Palavras-chave:

internação hospitalar, sistema único de saúde, odontologia

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever as internações hospitalares categorizadas no CID-10 por motivos odontológicos no Estado de Minas Gerais - análise dos anos 2008 a 2017. Trata-se de estudo prospectivo histórico, de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 9.161 Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) de indivíduos de ambos os sexos que estiveram internados em Unidade Hospitalar, com leito do Sistema Único de Saúde (SUS) ou conveniado, no estado de Minas Gerais, devido a motivos odontológicos. Os resultados demonstraram que em relação ao sexo 50,1% dos pacientes internados no período pesquisado eram mulheres, apresentando uma média de idade de 32,5 anos (dp=20,3). Do total de AIH analisadas observou-se que as doenças mais frequentes foram: Cistos/ K090-K099 (19,9%), Doenças das glândulas salivares/K110-K119 (14,6%), Anomalias Ortognáticas/K070-K079 (12,3%), Alterações da polpa/K040-K049 (8%), Celulite e Abscesso/ K122 (7,7%). Em relação ao número de diárias identificou-se uma média de 2,6 dias (dp=4,1) e o custo diário com a internação foi de R$ 797,00. Conclui-se que a maior parte das internações foi de pacientes do sexo feminino. As internações por motivos odontológicos mais frequentes foram do grupo CID K-090 a K-099 (Cistos e tumores odontogênicos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely Maria Rodrigues, Univale

Doutorado e Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do Curso de Odontologia e do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Leonardo Oliveira Leão e Silva, Univale

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto do Curso de Medicina e do Mestrado GIT/UNIVALE.

Pedro Henrique Fonseca Campos, Univale

Graduado do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Letícia Abrantes Couy, Univale

Graduada do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Esther Miranda Leâo, Univale

Graduada do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Larissa Fraga Silva Freitas, Univale

Graduada do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Liz Costa Pena, Univale

Graduada do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Jorge Nícolas Ferreira Coelho, Univale

Graduado do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

MARIA RODRIGUES, S. .; OLIVEIRA LEÃO E SILVA, L.; HENRIQUE FONSECA CAMPOS, P.; ABRANTES COUY, L.; MIRANDA LEÂO, E.; FRAGA SILVA FREITAS, L.; COSTA PENA, L.; NÍCOLAS FERREIRA COELHO, J. INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR MOTIVOS ODONTOLOGICOS EM MINAS GERAIS: ANÁLISE DOS ANOS 2008 A 2017. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 53–60, 2023. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/341. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)