ASSOCIAÇÃO ENTRE ESTILOS PARENTAIS E DEPRESSÃO NO INÍCIO DA VIDA ADULTA

Autores

  • Lucas Arcanjo da Silva UNIVALE
  • Anna Luísa Ribeiro Oliveira Contim UNIVALE
  • Augusto Ramos Ferreira Leite UNIVALE
  • Kênnia Luisa Siqueira Sousa de Almeida UNIVALE
  • Thatiane Ribeiro Nunes UNIVALE
  • Bruna Rocha de Almeida UNIVALE

Palavras-chave:

Depressão, Estilo parental, Adultez jovem

Resumo

O estilo parental pode ser um fator de proteção ou de risco para o desenvolvimento psicológico saudável das pessoas. As práticas educativas parentais negativas podem trazer prejuízos à saúde mental dos filhos e influenciar o desenvolvimento de sintomas depressivos, assim como as práticas educativas positivas estão relacionadas ao desenvolvimento da autonomia e da autoconfiança e, consequentemente, ao bem-estar psicológico.  Este estudo objetivou investigar possíveis associações entre a percepção dos estilos parentais paterno e materno durante a adolescência e a incidência de sintomatologia depressiva em jovens adultos de 18 e 19 anos de idade. Foi realizada uma pesquisa transversal, descritiva e correlacional, com amostra de conveniência. Participaram 65 jovens adultos, sendo 49 mulheres e 16 homens. Para a coleta de dados foram utilizados um Questionário Sociodemográfico, o Center for Epidemiological Scale-Depression (CES-D) e o Inventário de Estilos Parentais (IEP). Os dados foram coletados por meio de um formulário online. Foi realizada análise descritiva e bivariada com o auxílio do software Stata 12. Observou-se um alto nível de incidência de depressão entre os participantes e predominância de estilo parental paterno e materno regular e de risco durante a adolescência. Apesar disso, não foi encontrada associação entre as variáveis estudadas. Sugere-se novas pesquisas que investiguem a associação entre os estilos parentais e presença de sintomatologia depressiva no início da vida adulta, objetivando compreender melhor o fenômeno e promover a qualidade na saúde mental desses jovens.

Como citar

SILVA, L. A. et al. Associação entre estilos parentais e depressão no início da vida adulta. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 2, ed. 30, p. 94- 110, jan./jun. 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Arcanjo da Silva, UNIVALE

Psicólogo graduada pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Anna Luísa Ribeiro Oliveira Contim, UNIVALE

Psicóloga graduada pela UNIVALE.

Augusto Ramos Ferreira Leite, UNIVALE

Psicólogo graduado pela UNIVALE.

Kênnia Luisa Siqueira Sousa de Almeida, UNIVALE

Psicóloga graduada pela UNIVALE.

Thatiane Ribeiro Nunes, UNIVALE

Psicóloga graduada pela UNIVALE.

Bruna Rocha de Almeida, UNIVALE

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Curso de Psicologia da UNIVALE e coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicologia (NEP).

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

ARCANJO DA SILVA, L. .; RIBEIRO OLIVEIRA CONTIM, A. L. .; RAMOS FERREIRA LEITE, A. .; SIQUEIRA SOUSA DE ALMEIDA, K. L. .; RIBEIRO NUNES, T. .; ROCHA DE ALMEIDA, B. ASSOCIAÇÃO ENTRE ESTILOS PARENTAIS E DEPRESSÃO NO INÍCIO DA VIDA ADULTA. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 94–110, 2023. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/493. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)