MONOPARENTALIDADE, SÍNDROME DE DOWN E INTERAÇÃO FRATERNAL

UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Bruna Rocha de Almeida UNIVALE
  • Cristina Fuentes Mejía UFJF
  • Jaqueline Ferreira Condé de Melo Andrade UFJF
  • Mayse Itagiba Rooke UFJF

Palavras-chave:

Relação fraternal, Síndrome de Down, Família monoparental

Resumo

As famílias contemporâneas são caracterizadas por diferentes arranjos familiares, dentre eles a família monoparental. Mães e pais solteiros se deparam com dificuldades diferentes daquelas vivenciadas por famílias tradicionais. Em famílias monoparentais com filho com síndrome de Down (SD), é possível que os desafios sejam ainda maiores, podendo interferir na dinâmica das interações familiares. O presente artigo objetivou descrever a interação fraternal de uma díade de irmãos, composta por um irmão com SD e uma irmã com desenvolvimento típico, em uma família monoparental chefiada pela mãe e compará-la aos resultados descritos na literatura acerca da interação entre irmãos, em famílias tradicionais, quando um deles tem SD. Os dados foram coletados na residência da família em três fases, incluindo realização de entrevistas semiestruturadas e gravação em vídeo de três sessões de observação da interação fraternal em situação de atividade livre. Os resultados demonstram que os participantes apresentaram uma percepção positiva da interação fraternal. Durante as sessões de observação, os irmãos se envolveram, principalmente, em atividades lúdicas de forma ‘Conjunta’, com ‘Amistosidade’, ‘Sincronia’, ‘Supervisão’ e ‘Liderança’ da irmã. Não foram encontradas diferenças entre a interação fraternal estabelecida na família monoparental estudada e os dados descritos na literatura acerca da relação entre irmãos em famílias tradicionais em que há um filho com SD. A monoparentalidade, portanto, não parece ter sido um fator que influenciou a estrutura de participação, o conteúdo e a qualidade de interação dos irmãos. Todavia, fazem-se necessários estudos futuros transculturais com amostras maiores e heterogêneas para a melhor compreensão do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Rocha de Almeida, UNIVALE

Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente no curso de Psicologia da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). 

Cristina Fuentes Mejía, UFJF

Doutoranda em Psicologia pela UFJF. 

Jaqueline Ferreira Condé de Melo Andrade, UFJF

Psicóloga. Mestranda em Psicologia pela UFJF. 

Mayse Itagiba Rooke, UFJF

Mestre e Doutoranda em Psicologia pela UFJF.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

ROCHA DE ALMEIDA, B. .; FUENTES MEJÍA, C. .; FERREIRA CONDÉ DE MELO ANDRADE, J.; ITAGIBA ROOKE, M. MONOPARENTALIDADE, SÍNDROME DE DOWN E INTERAÇÃO FRATERNAL: UM ESTUDO DE CASO. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 19, n. 23, p. 125–134, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/329. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)