ASSOCIAÇÃO ENTRE ESTILOS PARENTAIS E DEPRESSÃO NO INÍCIO DA VIDA ADULTA
Palavras-chave:
Depressão, Estilo parental, Adultez jovemResumo
O estilo parental pode ser um fator de proteção ou de risco para o desenvolvimento psicológico saudável das pessoas. As práticas educativas parentais negativas podem trazer prejuízos à saúde mental dos filhos e influenciar o desenvolvimento de sintomas depressivos, assim como as práticas educativas positivas estão relacionadas ao desenvolvimento da autonomia e da autoconfiança e, consequentemente, ao bem-estar psicológico. Este estudo objetivou investigar possíveis associações entre a percepção dos estilos parentais paterno e materno durante a adolescência e a incidência de sintomatologia depressiva em jovens adultos de 18 e 19 anos de idade. Foi realizada uma pesquisa transversal, descritiva e correlacional, com amostra de conveniência. Participaram 65 jovens adultos, sendo 49 mulheres e 16 homens. Para a coleta de dados foram utilizados um Questionário Sociodemográfico, o Center for Epidemiological Scale-Depression (CES-D) e o Inventário de Estilos Parentais (IEP). Os dados foram coletados por meio de um formulário online. Foi realizada análise descritiva e bivariada com o auxílio do software Stata 12. Observou-se um alto nível de incidência de depressão entre os participantes e predominância de estilo parental paterno e materno regular e de risco durante a adolescência. Apesar disso, não foi encontrada associação entre as variáveis estudadas. Sugere-se novas pesquisas que investiguem a associação entre os estilos parentais e presença de sintomatologia depressiva no início da vida adulta, objetivando compreender melhor o fenômeno e promover a qualidade na saúde mental desses jovens.
Como citar
SILVA, L. A. et al. Associação entre estilos parentais e depressão no início da vida adulta. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 2, ed. 30, p. 94- 110, jan./jun. 2023.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.