Auto-percepção de saúde bucal em idosos

uma perspectiva para promoção de saúde

Autores

  • Lorrayne Gomes de Araújo UNIVALE
  • Carlos Alberto Dias UFVJM
  • Mauro Augusto dos Santos UNIVALE
  • Suely Maria Rodrigues UNIVALE

Palavras-chave:

Autopercepção, Saúde Bucal, Idoso

Resumo

Autopercepção em saúde bucal é a interpretação que o indivíduo faz de suas experiências. Esse julgamento se baseia, em geral, nas informações e nos conhecimentos adquiridos ao longo da vida, influenciado pelas normas sociais e culturais. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção da condição de saúde bucal em idosos não-institucionalizados, residentes no município de Governador Valadares - MG. Participaram do estudo 162 indivíduos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, funcionalmente independentes ou parcialmente dependentes, que frequentavam algum grupo de terceira idade. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semi-estruturada baseada no protocolo do SB-2000. Os resultados revelam que 61,7% dos idosos eram do gênero feminino e 38,3% masculino. Em relação à aparência de seus dentes, 40,9% a consideraram boa; 34,8% como ruim e 24,3% como regular. Quanto ao relato de dor nos últimos seis meses, 59,9% dos idosos não apresentam nenhuma sintomatologia dolorosa; 28,4% sentiram dor moderada e 11,7% afirmaram sentir muita dor. A autopercepção em saúde bucal foi classificada como boa para 43,5% dos idosos; regular para 30,4% e ruim para 26,1%. Pode-se concluir que os idosos na sua maioria percebem e consideram sua saúde bucal como boa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorrayne Gomes de Araújo, UNIVALE

Bolsista de Iniciação Científica do grupo de pesquisa, Saúde Individuo e Sociedade/SAIS/UNIVALE/CNPq. Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Carlos Alberto Dias, UFVJM

Doutor em Psicologia/ Université de Picardie Jules Verne. Professor adjunto do curso de Turismo e do Mestrado Ensino em Saúde - UFVJM

Mauro Augusto dos Santos, UNIVALE

Doutor em Demografia/UFMG. Professor adjunto do programa de mestrado Gestão Integrada do Território/GIT/UNIVALE, e pesquisador do grupo de pesquisa, Saúde Individuo e Sociedade/ SAIS/ UNIVALE/CNPq.

Suely Maria Rodrigues, UNIVALE

Doutora em Saúde Coletiva/UFMG. Professora adjunta do curso de Odontologia e do programa de mestrado Gestão Integrada do Território/GIT/ UNIVALE. Pesquisadora do grupo de pesquisa, Saúde
Individuo e Sociedade/SAIS/ UNIVALE/CNPq

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

GOMES DE ARAÚJO, L. .; DIAS, C. A. .; DOS SANTOS, M. A. .; RODRIGUES, S. M. Auto-percepção de saúde bucal em idosos: uma perspectiva para promoção de saúde. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 18, n. 22, p. 54–63, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/261. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)