PREVALÊNCIA DE MALOCLUSÃO EM CRIANÇAS COM DENTIÇÃO MISTA EM GOVERNADOR VALADARES, MG
UM ESTUDO PILOTO
Resumo
Objetivo: Fazer um levantamento epidemiológico da incidência de maloclusões das crianças em dentição mista atendidas na Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), situada em Governador Valadares, MG. Métodos: Amostra de 65 crianças em dentição mista com idade entre 04 e 12 anos. A pesquisa foi realizada por meio de exame clínico intrabucal em clínicas de odontopediatria da universidade. Resultados e Conclusões: Foi encontrado com relação à classificação de Angle, 80% de maloclusão Classe I, 14% de Classe II e 6% de Classe III. Já nas crianças que apresentavam maloclusão Classe II de Angle foi observado: 56% divisão 1, e 44% divisão 2. Os pacientes Classe II analisados que apresentavam subdivisão, verificou-se, 80% lado esquerdo e 20% do lado direito. Os pacientes que apresentaram maloclusão Classe III foram encontrados 50% dos pacientes com subdivisão direita, 25% apresentavam subdvisão esquerda. Com relação às outras características de uma oclusão, o apinhamento foi o problema mais freqüente, com 23,1% dos casos, seguido dasobressaliência acentuada com 18,5%. A mordida cruzada posterior foi verificada em 10,8% dos casos, já a mordida aberta estava presente em 6,2% e a sobremordida profunda em 4,6% das crianças estudadas. Destaca- se assim a necessidade de cuidados ortodônticos na formação do dentista, e o incentivo às práticas ortodônticas nos serviços públicos de saúde.
Como citar
BATISTA, F. A. C. et al. Prevalência de maloclusão em crianças com dentição mista em Governador Valadares, MG: um estudo piloto. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 1, ed. 30, p. 84- 93, jan./jun. 2023.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.