Prevalência de maloclusão em crianças com dentição mista em Governador Valadares, MG
um estudo piloto
Resumen
Objetivo: Fazer um levantamento epidemiológico da incidência de maloclusões das crianças em dentição mista atendidas na Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), situada em Governador Valadares, MG. Métodos: Amostra de 65 crianças em dentição mista com idade entre 04 e 12 anos. A pesquisa foi realizada por meio de exame clínico intrabucal em clínicas de odontopediatria da universidade. Resultados e Conclusões: Foi encontrado com relação à classificação de Angle, 80% de maloclusão Classe I, 14% de Classe II e 6% de Classe III. Já nas crianças que apresentavam maloclusão Classe II de Angle foi observado: 56% divisão 1, e 44% divisão 2. Os pacientes Classe II analisados que apresentavam subdivisão, verificou-se, 80% lado esquerdo e 20% do lado direito. Os pacientes que apresentaram maloclusão Classe III foram encontrados 50% dos pacientes com subdivisão direita, 25% apresentavam subdvisão esquerda. Com relação às outras características de uma oclusão, o apinhamento foi o problema mais freqüente, com 23,1% dos casos, seguido dasobressaliência acentuada com 18,5%. A mordida cruzada posterior foi verificada em 10,8% dos casos, já a mordida aberta estava presente em 6,2% e a sobremordida profunda em 4,6% das crianças estudadas. Destaca- se assim a necessidade de cuidados ortodônticos na formação do dentista, e o incentivo às práticas ortodônticas nos serviços públicos de saúde.
Como citar
BATISTA, F. A. C. et al. Prevalência de maloclusão em crianças com dentição mista em Governador Valadares, MG: um estudo piloto. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 1, ed. 30, p. 84- 93, jan./jun. 2023.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Científica FACS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.