COMPARAÇÃO DA DISSOLUÇÃO DOS MEDICAMENTOS DE REFERÊNCIA, GENÉRICO E SIMILAR DO CLORIDRATO DE RANITIDINA NA FORMA FARMACÊUTICA COMPRIMIDO
Palavras-chave:
Dissolução, Cloridrato de ranitidina, Controle de qualidade, Comprimidos revestidosResumo
O cloridrato de ranitidina é considerado um potente antissecretório. Esse fármaco é classificado especificamente como antagonista dos receptores H2 de histamina sendo utilizado no tratamento das desordens gástricas e duodenais. O teste de dissolução possui importância significativa no ramo das ciências farmacêuticas, com aplicação na rotina de controle de qualidade de fármacos, medicamentos, pesquisa e desenvolvimento de formas farmacêuticas. O presente trabalho tem teve como objetivo a comparação da dissolução dos medicamentos de referência, genérico e similar contendo cloridrato de ranitidina 150 mg na forma farmacêutica comprimido, utilizando um espectrofotômetro. As condições que permitiram a determinação da dissolução foi o aparelho dissolutor, contendo 900 mL de água destilada, mantida a 37 °C, durante 45 minutos. As análises foram realizadas em conformidade com a Farmacopeia Brasileira, 2010. Todas as amostras foram aprovadas no estágio (E1), pois apresentaram, individualmente, mais de 80% do fármaco dissolvido. Os resultados obtidos no teste de dissolução permitem concluir que as amostras encontraram-se de acordo com as especificações da Farmacopeia Brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.