IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

Autores/as

  • Hianca Alice Almeida Univale
  • Ana Paula Moreira Freitas Univale
  • Emily Marques Hibner Univale
  • Handrinny Alves Pereira Univale
  • Whyrllene Steine Univale

Palabras clave:

Unidade Terapia Intensiva, Higiene bucal, Odontologia Hospitalar

Resumen

Introdução: Os cuidados a pacientes que apresentam um quadro de saúde comprometido, e que necessitam de uma assistência e/ou observação contínua de profissionais de saúde, são realizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A atenção com a saúde bucal, por meio do atendimento odontológico a esses pacientes, tem-se mostrado eficiente no controle de patógenos e contribuindo efetivamente para sua recuperação. A relevância da Odontologia Hospitalar, com a presença do Cirurgião Dentista (CD) na equipe multidisciplinar para o atendimento, torna-se importante na manutenção da saúde bucal dos pacientes, o que resulta em uma melhora no quadro sistêmico do mesmo. Essa conduta proporciona benefícios, evitando o aumento da proliferação de fungos, vírus e bactérias, diminuindo os riscos de infecções e doenças sistêmicas. Objetivo: Ressaltar a importância do Cirurgião Dentista na equipe multidisciplinar para o atendimento aos pacientes hospitalizados nas Unidades de Terapia Intensiva. Metodologia: Foi realizada uma revisão da literatura, por meio da análise de revistas e artigos indexados nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico. Conforme critérios de inclusão/exclusão foram selecionados 17 artigos sobre o tema, publicados entre 2010 a 2020. Resultados: De acordo com a literatura revisada, pode-se observar que a presença do CD na equipe multidisciplinar nos hospitais, é importante para o efetivo restabelecimento dos pacientes internados, possibilitando e minimizando a redução de intervenções indesejadas. Considerações finais: Conclui-se que, a presença do CD na equipe multidisciplinar para atendimento ao paciente hospitalizado na UTI é fundamental, no entanto, ainda não é uma realidade de todas as UTIs.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hianca Alice Almeida, Univale

Acadêmica de Odontologia da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Ana Paula Moreira Freitas, Univale

Acadêmica de Odontologia da UNIVALE.

Emily Marques Hibner, Univale

Acadêmica de Odontologia da UNIVALE. 

Handrinny Alves Pereira, Univale

Acadêmica de Odontologia da UNIVALE. 

Whyrllene Steine, Univale

Especialista em Endodontia; Programa Saúde da Família; Docência em Ensino Superior. Professora das disciplinas de Endodontia I e II da UNIVALE.

Publicado

2022-12-16

Cómo citar

ALICE ALMEIDA, H.; PAULA MOREIRA FREITAS, A.; MARQUES HIBNER, E.; ALVES PEREIRA, H.; STEINE, W. IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI). Revista Científica FACS, [S. l.], v. 20, n. 26, p. 29–35, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/273. Acesso em: 26 oct. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a