QUIZ: RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ODONTOLOGIA

Autores

  • Valéria Cristina Rezende Terra
  • Whyrllene Steine

Palavras-chave:

Metodolodias Ativas. Gamificação. Curso de Odontologia.

Resumo

O objetivo deste estudo foi compartilhar a experência de aplicar a gamificação em forma de um Quiz, jogo
de perguntas e respostas referentes à disciplina de Endodontia III do Curso de Odontologia da Universidade
Vale do Rio Doce, na cidade de Governador Valadares--MG. A partir dessa experiência apresenta-se o desenvolvimento de uma estratégia metodológica, para revisar os conteúdos adquiridos do quarto ao sexto período, visando a consolidação dos conhecimentos teórico-práticos. De caráter exploratório, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e relato de experiência, esse estudo abrangeu estudantes do sexto período de graduação
do curso de Odontologia. O Quiz é uma estratégia leve, agradável e divertida de avaliação e aprendizagem. Os
estudantes aprenderam de forma ativa e autônoma por meio de método ativo, o qual oferece diferentes estratégias de ensino na produção do conhecimento. Constatou-se com esse trabalho, que a metodologia ativa gamificação em forma de quiz contribuiu positivamente para o processo ensino-aprendizagem de forma inovadora, atrativa e dinâmica, pois estimula a atenção e memória do estudante. O Quiz ajudou a aumentar o interesse e concentração nas atividades, favoreceu a comunicação e aproximação entre aluos e professores, houve interação e motivação dos estudantes, incentivou o estudante a estudar, pensar, fazendo com que aprenda a matéria e as questões apresentadas. O jogo foi fortemente aceito, com feedbacks extremamente positivos dentre todos os alunos que concederam entrevista para a TV Univale.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

CRISTINA REZENDE TERRA, V. .; STEINE, W. . QUIZ: RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ODONTOLOGIA. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 21, n. 28, p. 85–91, 2021. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/23. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)